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Enfermagem aplica metodologias ativas no aprendizado dos acadêmicos
Publicado em: 27/08/2018 às 16:00
Novas ferramentas tecnológicas aumentam o interesse e a interação dos estudantes com os professores
Uma das principais missões da Universidade Paranaense – Unipar é preparar seu acadêmico para ser um diferencial na área que ele escolheu como profissão. Ciente do seu papel de prestar um ensino cada vez mais voltado para a excelência, o curso de Enfermagem, Unidade de Umuarama, está atualizando suas metodologias ativas, incluindo ferramentas tecnológicas no aprendizado das turmas.
A coordenadora, professora Daiane Cortez, informa que a utilização do Google For Education, de mapas mentais e a team based learning (estratégia de ensino aplicada a grupos que incentiva os alunos a estudar por conta própria) têm sido incorporados nas disciplinas da graduação. “Além disso, também inserimos o uso do celular em atividades teóricas; tudo para proporcionar melhor interação, aproveitamento e mais interesse dos acadêmicos nas aulas”, observa.
Ela também conta que neste ano os alunos fizeram a avaliação integrada por meio de uma plataforma do Google online. ”Os acadêmicos puderam fazer pelo computador com a conta da Unipar. Assim que finalizaram, já receberam o resultado com os acertos, os erros e a nota”.
A coordenadora destaca ainda que, como parte das metodologias ativas, em que o próprio acadêmico é o principal responsável por seu aprendizado, as turmas têm utilizado o CSS (Centro de Simulação em Saúde) da Unipar para reproduzir situações reais, o que permite aprofundar o conhecimento na atuação como enfermeiro.
A acadêmica Emilli Marcomini elogia a iniciativa e inovação do curso: “Diferentemente do modo clássico, que utiliza slides em sala de aula, é uma aprendizagem muito mais segura e efetiva. E essas mudanças de ensino oferecidas pela Universidade, além de oferecer benefícios relacionados à memorização, garantem a formação de profissionais mais aptos ao mercado de trabalho”, diz, enfatizando que “essa nova forma didática de transferir o conhecimento do docente aos discentes envolve muito mais a participação do acadêmico, colocando-o como protagonista do seu próprio aprendizado”.
Outras atividades das quais os futuros enfermeiros têm desfrutados, e que também são de extrema importância na formação acadêmica, são as visitas técnicas a entidades como a Rede Mãe Paranaense, o Instituto do Rim e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além, é claro, das vivências nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “O objetivo dessas ações é promover a interação entre ensino e serviço, proporcionando ao acadêmico a vivência prática da profissão e a qualidade da formação”, conclui a coordenadora.