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NOTÍCIA

Escola Restaurativa: Projeto capacita educadores para solução de conflitos nas escolas

Publicado em: 22/08/2018 às 16:00

Projeto é desenvolvido pelos cursos de Direito e Psicologia em parceria com Cejusc e Núcleo Regional de Educação

Dinâmicas de grupo é uma das atividades realizadas no curso de facilitadores
Projeto reúne estudantes, professores e profissionais das áreas da Educação e do Poder Judiciário
Projeto reúne estudantes, professores e profissionais das áreas da Educação e do Poder Judiciário

Com a participação de mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais das áreas da Educação e do Poder Judiciário, a primeira atividade do pro­jeto ‘Escola Restaurativa’ foi realizada no início do mês. O trabalho é resultado de uma parceria dos cursos de Direito e Psicologia da Universidade Paranaense com o NRE (Núcleo Regional de Edu­cação) de Francisco Beltrão e Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).

De acordo com o pro­fessor Alexandre Magno, coorde­nador do curso de Direito da Unipar, o projeto tem a finalidade de apresentar aos pedagogos e diretores de escolas informações teóricas e práticas da Justiça Restaura­tiva, iniciativa que serve de facilitador de conflitos em escolas do Estado, fomentando a pa­cificação de conflitos na comunidade escolar e, por conseguinte, na sociedade.

“A ideia é fomentar o inte­resse dos agentes públicos educacionais a realizarem o curso de facilitadores em Círculos de Construção de Paz, uma das vertentes da Justiça Restaurativa, para que, com isto, possam de­senvolver de forma eficaz as atividades em prol da facilitação dos conflitos nas escolas”, explica Magno.

O encontro iniciou pela manhã, com a abertura feita pela chefe do NRE, Lurdinha Bertan. Em seguida, as professoras Claudete Albuquerque e Adriana Rodrigues, respectivamente, diretora e vice do Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borel du Vernay, de Ponta Grossa, falaram sobre a utilização de práticas da Justiça Restaurativa em sua escola e a real contribuição para o avanço humanitário naquela instituição de ensino.

À tarde, os participan­tes tiveram a oportunidade de vivenciar a prática do curso de facilitadores por meio de dinâmicas de grupo e oficinas, ministradas por facilitado­res formados no curso da Justiça Restaurativa. O pro­jeto terá continuidade e novas atividades serão de­senvolvidas nos próximos meses.

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