Você está aqui: Notícias > Ética e cinema: ‘Estrelas além do tempo’ gera debate em sala de aula
Ética e cinema: ‘Estrelas além do tempo’ gera debate em sala de aula
Publicado em: 22/08/2018 às 15:00
Filme gerou discussões sobre tecnologia, liderança, preconceito racial e discriminação contra a mulher
Com o objetivo de promover uma aula dinâmica, com maior interação dos alunos, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, desenvolveu ações multidisciplinares a partir da exibição do filme ‘Estrelas além do tempo’.
O filme conta a história de três funcionárias afrodescendentes da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), que mudam a história do país. O filme, baseado em fatos reais, se passa durante os anos 60, durante a corrida espacial e a segregação racial nos EUA.
Após a exibição, os acadêmicos debateram e apresentaram seus relatos críticos sobre o longa, relacionando questões éticas, sociais e comportamentais, no desenrolar da tecnologia dos primeiros computadores da agência espacial.
A coordenadora do curso, professora Sueli Poppi Borba, diz que os acadêmicos adoraram a aula diferente, proposta pelo corpo docente. Os professores Roni Shigueta, Rodolfo Ogaki, Renato Mussinato e Helton Lustoza foram os responsáveis por elaborar questões que fizeram parte das discussões após a exibição.
Ela diz que pretende continuar com essa proposta de aula interdisciplinar. “Temos a intenção de realizar novas atividades de interação, sempre com o objetivo de passar informação aos estudantes em contextos que gerem discussões, que despertem o senso crítico do nosso aluno”, relata.