UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Curso de Enfermagem promove visita técnica ao Hospital Psiquiátrico Santa Cruz

Publicado em: 21/08/2018 às 15:00

A atividade prática fez parte do plano da disciplina de Saúde mental e psiquiatria II

Acadêmicos do 4° ano de Enfermagem em frente ao Centro de Atenção Psicossocial
Acadêmicos recebem instruções da equipe responsável do CAPS
Acadêmicos recebem instruções da equipe responsável do CAPS
A visita proporcionou diversos momentos de aprendizagem aos acadêmicos
A visita proporcionou diversos momentos de aprendizagem aos acadêmicos

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, realizou com os acadêmicos do 4° ano uma visita técnica ao Hospital Psiquiátrico Santa Cruz e ao Centro de Atenção Psicossocial, no início do mês.

A professora Marileisa Barbosa acompanhou a turma, que agregou o passeio ao seu plano de atividades na disciplina Saúde mental e psiquiatria II.

Durante a visita os acadêmicos tiveram contato com a equipe técnica do hospital e visitaram as alas femininas e masculinas do setor atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e os locais de atendimentos/terapias individuais e em grupo.

Também conheceram a área de convívio social, consultórios de atendimentos e salas de enfermagem para realização de procedimentos hospitalares. Além disso, participaram de uma oficina terapêutica em grupo com a equipe e usuários do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial).

A visita teve como objetivo possibilitar aos acadêmicos a oportunidade de conhecer como é realizada a assistência de enfermagem aos pacientes portadores de transtornos mentais e institucionalizados, como também compreender a diferença entre este e o serviço prestado aos pacientes nas redes extra-hospitalares, dentro da comunidade e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

De acordo com a professora Marileisa, esta experiência permitiu aos acadêmicos relacionarem, através de seu senso critico e reflexivo, a teoria à prática. “Foi uma experiência que certamente fará grande diferença não só na formação profissional de nossos acadêmicos, mas também em suas vidas”, afirma.

Ela ainda conta que foi possível ampliar e explorar ainda mais o conhecimento teórico, aumentando o aprendizado sobre o assunto. “Todos puderam refletir melhor sobre o papel do enfermeiro dentro destes Serviços de Saúde Mental”, destaca.

Redes sociais>