Professor do curso de Direito recebe homenagem da Câmara de Vereadores
Publicado em: 20/08/2018 às 15:00
Honraria é resultado de uma carreira brilhante na advocacia e na docência; José Bolivar Bretas formou-se pela Faculdade de Direito de Bauru, em 1969
A Câmara de Vereadores de Cascavel homenageou na última semana, em sessão ordinária, o renomado advogado criminalista, Dr. José Bolivar Bretas. A placa de honra ao mérito é um reconhecimento ao exímio profissional, pela trajetória de 49 anos dedicados à advocacia e 28 anos à docência na Universidade Paranaense – Unipar. Bretas é professor de Direito Penal e Processual Penal.
Em plenária, o presidente da Câmara, excelentíssimo Gugu Bueno, enalteceu a alegria em entregar essa homenagem e em ter feito parte do curso de Direito da Unipar: “Justo seriam dois títulos, pela carreira jurídica brilhante e pela excelência na docência. Sua carreira docente mudou muitas vidas, como a deste que voz fala, e é impressionante ver o carinho que alunos, professores e funcionários carregam pelo Dr. Bretas. Fico imaginando a riqueza que é ter isso em sua vida, ser tão amado, respeitado e admirado”.
O presidente, ainda, acrescentou: “Muito obrigado por tantos anos em nossa cidade e tantas vidas transformadas, fazendo sempre questão de estar à disposição à frente do projeto de Assistência Judiciária Gratuita da Unipar, se preocupando e atendendo quem está lá na ponta”.
Com humildade, no solene instante, o Dr. Bretas se dirigiu a tão seletas presenças, da tribuna e do plenário, para agradecer a honraria, que dedicou à Unipar e à memória de seu fundador, Vice-Reitor Dr. Cândido Garcia, o qual considera seu amigo, mentor e benfeitor.
Em agradecimento, o criminalista também citou o livro Poemas para Rezar, de Michel Quoist, destacando que “se soubéssemos olhar e viéssemos a fazer um inventário, nós seriamos a cada noite como um rei por um dia, inebriados e felizes por tantos bens oferecidos”.
Diante da citação definiu: “Hoje, sem dúvida, quando colocar a cabeça no travesseiro e fazer um inventário do meu dia, haverei de resenhar em agradecimento essa homenagem, a todos os presentes - vereadores, professores, o diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, o coordenador do curso de Direito, Sérgio Tinoco, demais professores e a minha esposa Alaide Bretas”.
Admirado por todos, sua trajetória de sucesso reflete também em seus alunos, que prestigiaram a solenidade e fazem elogios, definindo-o como exímio operador do Direito, aquele que consegue aliar a teoria à prática jurídica, consegue agregar pessoas e transmitir conhecimentos de fácil assimilação. Enfim, tudo isso só é possível diante de um longo período exercendo com notoriedade a prática do Direito, que começou em São Paulo.
O egresso e pupilo, o advogado Leonardo Libardi, parabeniza o docente e lembra: “O Dr. Bretas nos ajudou muito também no ‘6º ano’, após a academia, sempre de portas abertas em seu escritório, nos atendendo, auxiliando em trabalhos, tirando dúvidas. Além de professor tão importante, foi nosso anjo da guarda, nunca mediu esforços para nos apoiar, assim, sempre digo que ele é meu pai espiritual”, agradece.
Corpo docente de excelência
E este é um dos grandes diferenciais da Unipar - o seu corpo docente, sempre atualizado, com profissionais com experiência em sala de aula e com renome no cenário jurídico, no Paraná e em outros estados, exercendo cargos como advogado, delegado. Todo esse conhecimento resulta em um número satisfatório de formandos aprovados no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), todos os anos, orgulho da Unipar.
Outra referência em Cascavel é o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) da Unipar, que proporciona aos alunos do 4º e 5º ano estágio obrigatório supervisionado, atuando em casos reais, nas varas de Família, Civil e Criminal. Nesta prática, de resguardar os direitos da população vulnerável, o projeto, implantado em 2002, já atendeu mais de 21 mil pessoas. A coordenação é da professora Alaide Rodrigues Baliero Bretas. A Unipar conta, ainda, com um Posto Avançado do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), o primeiro de Cascavel.
E mais... a Universidade também sedia e participa do Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, tendo à frente a desembargadora doutora Joeci Camargo. Só no ano passado, 10 mil casos foram atendidos e solucionados durante o evento, sendo realizadas perícias e audiências complexas e serviços de retificação de nomes, mudança de sexo, averbação de divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia, teste de DNA, ajuizamento de ações, ações acidentárias e atendimentos do seguro DPVAT.
O curso de Direito da Unipar atua em práticas simuladas e reais e, ainda, tem convênio com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Também participa de palestras nos Colégios de Cascavel e região e presta orientações jurídicas nos bairros, proporcionando aos seus acadêmicos uma formação comprometida e dignidade às pessoas que buscam a concretização de seus direitos.