Você está aqui: Notícias > Folclore: Animação e integração marcam o arraial de Educação Física
Folclore: Animação e integração marcam o arraial de Educação Física
Publicado em: 13/08/2018 às 17:00
Todas as turmas se envolveram nas apresentações e nas tarefas de organização do evento, que é promovido todos os anos nesta época
Trajes, decoração e comidas típicas levaram professores e estudantes da Universidade Paranaense, da Unidade de Umuarama, a entrar no clima das festividades caipiras. O arraial, que já está em sua 11ª edição, é didático: ele estimula o acadêmico a estudar as festas juninas e outras manifestações folclóricas e pôr em prática o conhecimento adquirido.
O ponto alto foram as apresentações de dança, como a famosa quadrilha, madeira e pau, ciranda do norte, xaxado nordestino e pau de fita. “A ciranda do norte é uma dança de roda inspirada nas brincadeiras”, informa o estudante Guilherme Santos. “O bacana da festa é que a gente pode mostrar essa diversidade de cultura do nosso país”, emenda.
Além de dançar, as turmas tiveram que fazer a pesquisa sobre o estilo de dança, elaborar a coreografia, criar os figurinos e as caracterizações dos personagens. Equipes das comissões de formatura ficaram a postos nas barracas de quitutes típicos, vendendo pipoca, cachorro quente, bolo, torta, milho cozido, entre outras delícias. Na plateia estavam colegas dos acadêmicos, amigos, pais dos acadêmicos, além de professores.
Este ano, os convidados para abrilhantar a festa julina com apresentação da quadrilha foram o Grupo Vida Ativa Melhor Idade, da Secretaria de Esporte e Lazer de Umuarama, e as meninas do projeto Viva a Vila, de Goioerê. Acompanhado das filhas Eduarda e Manuela, o Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou.
“Aqui o acadêmico tem que mostrar que aprendeu, pois além dessa interação social o arraial proporciona a vivencia profissional sobre essa arte tão conhecida em nosso país”, ressalta a coordenadora do curso, professora Silvia Sarto, que acompanhou as apresentações e supervisionou as tarefas das turmas ao lado dos colegas professores.