Você está aqui: Notícias > Pedagogia: Estudantes pesquisam sobre as práticas docentes na educação básica
Pedagogia: Estudantes pesquisam sobre as práticas docentes na educação básica
Publicado em: 03/08/2018 às 17:00
Trabalho é desenvolvido por cinco integrantes do PIC (Programa de Iniciação Científica)
Um grupo de cinco estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, está desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre educação básica. Orientados pelo coordenador da graduação, professor José Ricardo Skolmovski, os alunos integram o PIC (Programa de Iniciação Científica) da Unipar.
Vinculado à linha de pesquisa de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, o estudo tem como título ‘As práticas docentes na educação básica: História – Avanços e Retrocessos’. Wellington de Carvalho, Estelle Juli Sanfelelice, Gisele Mendonça, Bianca Klein e Lucas Henrique Farias se reúnem uma vez por semana para estabelecer metas, estudar metodologias de pesquisa e desenvolver projetos em torno do assunto.
Este ano, o grupo está investigando as temáticas: ‘Inclusão Social dos indígenas na rede municipal de ensino de Guaíra’, ‘A incumbência dos estagiários remunerados em âmbito escolar municipal de Guaíra’ e ‘Os ideais de valorização do professor no Plano Municipal de Educação na cidade de Guaíra (2014)’.
Na avaliação da acadêmica Gisele Mendonça, o trabalho é cansativo, mas, ao mesmo tempo, prazeroso. “A jornada não é fácil, pois descobrir o caminho e elaborar projetos, conhecendo e construindo um trabalho cientifico, exige muita dedicação e vontade de aprender. Entretanto, o caminho se torna menos árduo quando se tem uma equipe comprometida e um professor preocupado com nosso aprendizado e evolução no mundo científico”, garante.
Para o coordenador, a participação do futuro pedagogo em trabalhos de estudo científico é de extrema importância. “É imprescindível ao docente desenvolver as habilidades de pesquisa. Seja na sala de aula ou nos programas de pós-graduação, a pesquisa possibilita o questionar, o indagar, o conhecer. Vejo que é necessário descortinar a realidade para compreender as construções educacionais dadas hoje como naturais”, destaca Skolmovski.
Segundo ele, o curso de Pedagogia tem projeto de pesquisa próprio desde 2017 e vem desenvolvendo-se de maneira integrada com outros cursos e pesquisas da Unipar. “Os acadêmicos que fazem parte do projeto participam de eventos científicos e congressos, tanto dentro da nossa Universidade, como em instituições de ensino de outras cidades; isso propicia a eles, depois de formados, mais possibilidades de inserção em cursos de mestrado e doutorado”.