Você está aqui: Notícias > Hidratação facial no inverno: Curso de Estética e Cosmética aponta cuidados
Hidratação facial no inverno: Curso de Estética e Cosmética aponta cuidados
Publicado em: 31/07/2018 às 16:00
Centro de Estética é o projeto permanente do curso, que possibilita excelente formação para seus alunos e bem-estar aos seus clientes
Cuide-se em qualquer estação! A partir desse incentivo à saúde e ao bem-estar, o curso de Estética e Cosmética da Universidade – Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, traz dicas preciosas para manter a pele limpa, hidratada e com aspecto saudável no inverno.
Nessa época de frio, é comum a pele sofrer com agressões decorrentes das mudanças climáticas, como diminuição da umidade do ar, frio, vento, somado às mudanças de comportamento - banhos quentes, diminuição da ingestão de água e da transpiração, entre outros fatores que causam ressecamento e sensibilizam a pele, apresentando características como bochechas avermelhadas, pele esbranquiçada, descamação e lábios rachados.
A responsável técnica do Centro de Estética da Unipar, Monique Girelli, destaca que o fator principal para ressecar a pele no inverno é a diminuição da transpiração natural da pele. “A transpiração e o óleo natural da pele formam o manto hidrolipídico (água/óleo). Esse manto funciona como uma barreira protetora que ajuda a reter água e evita a proliferação de bactérias, por isso, além de ser mais comum a pele ressecar no inverno, é corrente o aparecimento das doenças de pele”, explica.
A profissional destaca, ainda, que, nos caso do uso de produtos de maneira errônea também é desencadeado o desequilíbrio dessa barreira água/óleo, por exemplo, hábitos de utilizar sabonete do corpo na face, usar loções alcoólicas, esfoliar a pele repetidas vezes, entre outros hábitos prejudiciais para a pele.
Entre os cuidados básicos diários, Monique lista a higienização da pele com sabonete líquido facial adequado ao biótipo da pele (normal, seca, mista ou oleosa), aplicação de loção tônica também de acordo com o biótipo, hidratação, fotoproteção.
“Esse processo deve ser realizado pela manhã e à noite. O filtro solar reaplicado durante o dia e a maquiagem removida adequadamente antes de dormir”, lembra, considerando que não se deve esquecer de cuidar do corpo, hidratando diariamente e de preferência após o banho, porque a pele estará mais receptiva à absorção do creme hidratante.
Contudo, é importante destacar que os cuidados com a pele começam de dentro para fora, assim, para uma pele hidratada e saudável é preciso manter uma boa alimentação e ingestão de água. Ainda, de acordo com a professora, para complementar os cuidados e amenizar esse desconforto que o inverno causa, o ideal é realizar procedimentos de limpeza de pele e hidratação facial com profissional da estética. “A limpeza irá remover as impurezas da pele e prepará-la para melhor absorção dos produtos da hidratação, além de a visita ao profissional da área possibilitar a indicação de produtos corretos, de acordo com o biótipo cutâneo”, recomenda.
O curso de Estética da Unipar possibilita ao estudante aprender como realizar esses procedimentos e muitos outros, fazendo associações de protocolos, como o uso de equipamentos de microcorrentes, ionização, eletroporação e led associados aos dermocosméticos. “Vale destacar que produtos que contenham ativos, como ácido hialurônico, vitamina C, aquaporine, rosa mosqueta e vitamina E, são muito eficazes para proporcionar uma pele hidratada, com boa elasticidade e viço”, aponta a RT do Centro de Estética.
A Universidade, que investe na qualidade da formação acadêmica e dos serviços ofertados, como um auxiliar aos procedimentos de hidratação facial, disponibiliza o Skin Up, que é um leitor de umidade, oleosidade e elasticidade que possibilita analisar a pele antes e depois do procedimento estético e conhecer os resultados em tempo real.