Você está aqui: Notícias > Unipar investe na criação de gibis para levar informação a crianças e jovens
Unipar investe na criação de gibis para levar informação a crianças e jovens
Publicado em: 25/07/2018 às 15:00
Várias edições já circulam por escolas e entidades assistenciais, abordando assuntos que estão em debate na sociedade de forma lúdica
Comunicar com eficiência exige que a linguagem seja acessível a todos os públicos. Pensando nisso, a Universidade Paranaense – Unipar investe em cartilhas ilustradas para levar informação de forma lúdica à comunidade.
O projeto, idealizado e coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação – DEGCD, já atendeu diversos cursos da Instituição, como Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária e Engenharia Civil. Elaboradas em formato de gibi, todas são impressas em quatro cores, com recursos próprios da Unipar.
Abordando gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, riscos da automedicação para a saúde, malefícios do tabaco, violência contra a mulher, importância das plantas medicinais e segurança do trabalho, entre outros temas, as cartilhas são distribuídas em eventos internos e externos, promovidos por todas as sete Unidades da Instituição.
O conteúdo é elaborado por professores da Unipar e narrado em quadrinhos, com desenhos que mostram pessoas/personagens conversando sobre o assunto num clima bem familiar. Oobjetivo do projeto é levar informação, principalmente a estudantes do ensino fundamental e médio, de forma divertida e atrativa.
A chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da Unipar, professora Terezinha Aguiar, acompanha todo o processo. Ela recebe o pedido dos professores e analisa: se o tema for relevante é aprovado. “Geralmente focamos assuntos emergentes, que estão em debate na sociedade. Procuramos, dessa forma, colaborar para que esse debate seja mais produtivo, mais esclarecedor”, justifica.
A professora avisa que já está indo para a impressora mais uma: a que explica a importância ecológica dos morcegos. “A Unipar promove ações de difusão de conhecimentos quase todos os dias, durante o ano letivo. Por isso precisamos de muito material para fortalecer, reforçar o trabalho acadêmico. As cartilhas são bem-vindas nesses momentos”, afirma.