UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
NOTÍCIA

PEBIC E PIBITI: Resultados do processo seletivo são divulgados

Publicado em: 24/07/2018 às 10:10

Estudantes receberão bolsa de R$ 400,00, durante 12 meses; eles serão inseridos em um grupo de profissionais que buscam a construção de um novo conhecimento científico

Reunião do Calic com avaliadores do CNPq define selecionados para compor os programas
Reunião do Calic com avaliadores do CNPq define selecionados para compor os programas
Reunião do Calic com avaliadores do CNPq define selecionados para compor os programas
Reunião do Calic com avaliadores do CNPq define selecionados para compor os programas
Professora Juliana Silveira, da Unipar, com os avaliadores Cláudia Regina Arieira, José Luiz Ames e Tiago Roque Benetoli

A Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação (DEGPP), por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica (Copic) da Universidade Paranaense, divulgou a lista de aprovados do processo seletivo do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica) e Pibiti (Programa Externo de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Para participação nos programas, cada estudante receberá bolsa no valor de R$ 400,00, durante 12 meses.

Um dos objetivos dos programas é o de estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação, despertando neles a vocação científica e o desenvolvimento da criatividade, das habilidades e competências para a pesquisa. 

O Pebic é mantido pelo CNPq e Fundação Araucária e o Pibiti pelo CNPq. Foram selecionados 39 graduandos. O processo de seleção dos candidatos foi realizado em três etapas: a primeira foi feita pela Secretaria do IPEAC/NISEP; a segunda, pelo Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica), e a terceira, pelo Comitê Externo de Iniciação Científica, composto pelos avaliadores do CNPq, professores Cláudia Regina Arieira, José Luiz Ames e Tiago Roque Benetoli, além dos bolsistas de produtividade, professoras Daniela Dib e Juliana Silveira, ambas dos programas Stricto Senso da Unipar.

Os selecionados devem comparecer no Ipeac ou Nisep’s até o dia 31 de julho para efetivação nos programas. A diretora DEGPP, professora doutora Evellyn Wietzikoski, destaca a importância da participação dos graduandos nos projetos. “Participando de um dos programas o aluno terá uma formação diferenciada comparada aos demais. Ele será inserido em um grupo com diferentes profissionais que buscam a construção de um novo conhecimento científico”.

Os editais estão disponíveis neste site, nos links:

PEBIC/CNPq: http://presencial.unipar.br/files/arquivos/edital/fbd8dff2713e0b5f7e5a8c2b0ea31c5a.pdf

PEBIC/PIBITI/CNPq: http://presencial.unipar.br/files/arquivos/edital/7c545763150bfc0f7fbf8f7effd4feb8.pdf

PEBIC/Fundação Araucária: http://presencial.unipar.br/files/arquivos/edital/cefb443a193e6945ee1e77d9b4e6a4a3.pdf

Redes sociais>