UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove visita técnica à Casa Cor Paraná

Publicado em: 23/07/2018 às 16:00

Em Curitiba, outros passeios de estudo foram possíveis, como ao Bosque do Papa, Ópera de Arame, Unilivre e Mercado Municipal

Em visita a Curitiba, grupo contempla arquitetura da capital
Equipe prestigia exposição da Casa Cor
Equipe prestigia exposição da Casa Cor
Locais turísticos e suas paisagens vertem beleza
Locais turísticos e suas paisagens vertem beleza
Feira do artesanato atrai visitantes
Oscar Niemeyer: forte monumento da Arquitetura Moderna
Oscar Niemeyer: forte monumento da Arquitetura Moderna
Grupo aprecia estrutura e paisagem do Jardim Botânico
Evolução da cidade é tópico de destaque da visita

Como acontece todos os anos, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, tem em seu calendário algumas viagens programadas, com o intuito de levar seus acadêmicos a conhecer locais históricos, do Brasil e do exterior, cuja arquitetura é destaque. Também incluiu no roteiro escritórios de profissionais de renome e mostras arquitetônicas. A última visita técnica foi à capital do Estado.

Os acadêmicos foram acompanhados pelos organizadores, professores Deborah Paciornik (coordenadora) e Emerson Santos, e pela auxiliar de laboratório Maria José Ribeiro.

O ponto principal da excursão foi a Casa Cor, que esse ano traz como tema ‘A casa viva’. A ideia, segundo Santos, foi propiciar o exercício do olhar, aprender teoria e prática e, principalmente à turma do 4º ano, o foco foi observar composições e elementos novos da arquitetura de interiores e ver tendências. Dentro da exposição, o docente destaca o apreço pela casa de taipa, fazendo referência ao 1º sistema do Brasil colonial.

Outro lugar de interesse foi a feira de artesanato, com a curiosidade de ser a segunda maior feira da América Latina. O grupo também fez passeios culturais, como ao Jardim Botânico, visualizando questões urbanísticas. No local, a professora Deborah fez uma abordagem sobre paisagismo, enaltecendo a evolução das cidades, os espaços vazios e áreas verdes.

O city tour também contemplou o Plano Urbanístico do arquiteto Jaime Lerner, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa – considerado a iconografia polonesa da Arquitetura Vernacular, Mercado Municipal, que foi todo requalificado, Ópera de Arame – símbolo da Arquitetura Contemporânea, e a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente), que chama a atenção por sua estrutura toda em madeira. “A campo conseguimos demonstrar a Arquitetura inserida no meio, como se encaixa e se integra”, destaca Santos.

Redes sociais>