Você está aqui: Notícias > Enfermagem: Cerimônia da lâmpada emociona acadêmicos e familiares
Enfermagem: Cerimônia da lâmpada emociona acadêmicos e familiares
Publicado em: 20/07/2018 às 16:00
Vela acesa simboliza a chama do conhecimento e instiga reflexão sobre princípios da profissão
A cerimônia da Passagem da Lâmpada, realizada pelo curso de Enfermagem da Universidade Paranaense, Unidade de Francisco Beltrão, foi marcada por muita emoção. Participaram deste momento ímpar da graduação professores, estudantes e seus familiares.
A celebração tem por intuito reviver a história da Enfermagem e relembrar a vida da inglesa Florence Nightingale, que é conhecida por seu trabalho como enfermeira durante a Guerra da Crimeia, onde liderou mais de trinta voluntárias, organizou o hospital de campanha e contribuiu para melhoria das condições sanitárias dos hospitais militares do campo de guerra.
Conta a história que, durante a noite, a enfermeira visitava cada soldado com sua lâmpada de azeite, prestando-lhes cuidados e promovendo o conforto necessário para sua recuperação. “Essa rotina conferiu-lhe a denominação de ‘A Dama da Lâmpada’, tanto que a lâmpada se tornou um dos símbolos da Enfermagem, sendo considerado o mais importante”, enaltece a coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa..
No momento da passagem da lâmpada, a coordenadora acendeu a lâmpada principal no círio pascal, depois as dos professores. Em seguida, ela pediu aos alunos do 5º ano que repetissem o gesto, passando a chama para os colegas das outras séries.
Em suas palavras, a professora reforçou que o caminho dos alunos até se tornarem enfermeiros é longo e árduo, porém recompensador. “Desde já, busquem o seu lugar ao sol. Não se acomodem! Não desistam. Não se abatam. Lutem. Estudem sempre! Trabalhem com satisfação, enobreça o curso que escolheram”.
De acordo com ela, eventos como este são de extrema importância para a valorização profissional e acadêmica, uma vez que a integração entre as diversas séries do curso, professores e familiares são ferramentas valiosas na formação humana.