UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Pós-graduação: Começam as aulas da especialização em História Contemporânea

Publicado em: 11/07/2018 às 16:00

Novo curso atraiu profissionais de toda a região; ainda há vagas e interessados podem se inscrever neste site

Professora Claudiana Soerensen conduz primeiro módulo
Professora Claudiana Soerensen conduz primeiro módulo

A pós-graduação em História Contemporânea já iniciou na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, com o módulo História do tempo presente e imediato, ministrado pela professora Claudiana Soerensen. O curso contempla historiadores que atuam em cidades de toda a região.

A docente abordou concepções e abordagens, estudo das perspectivas e tendências historiográficas contemporâneas a partir da análise de constituição de um “modelo moderno de história” e de sua historicidade, apontando para suas questões, problemas e desdobramentos.

Conforme o coordenador, professor Fausto Irschlinger, a especialização discutirá aspectos como sociedade, política, economia, cultura, arte, religião, educação e interdisciplinaridade. A proposta é contribuir para a qualificação do ensino e formação dos profissionais de diferentes áreas, para entender os mecanismos da sociedade atual.

É intuito, ainda, envolver a cultura como um conjunto de significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo, como uma forma de expressão e tradução da realidade; refletir sobre os diversos seguimentos da história, cultura, arte, do simbólico, religião e da educação, atrelando a produção de conhecimento com temas relevantes da atualidade.

A grade curricular engloba temas como tecnologias, mídias e meio ambiente, aspectos econômicos, cultura e relações de poder, direitos humanos, História da arte, História do Brasil, religião, multiplicidade cultural, arte, diversidade indígena e afro-brasileira, movimentos sociais, políticos e ideológicos, geopolítica contemporânea e pós-modernidade.

As aulas acontecem em regime quinzenal, às sextas-feiras, das 19h às 23h, e aos sábados, das 7h30 às 13h30. Interessados ainda conseguem ingressar; saiba mais neste site, no link da pós-graduação, ou ligue (45) 3321-1300.

Redes sociais>