UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

‘Profissional por um dia’ em Fisioterapia: Projeto atrai alunas do Colégio Sesi

Publicado em: 29/06/2018 às 11:08

Eduarda e Eliane foram convidadas para conhecer a rotina da Clínica Escola de Fisioterapia da Unipar, em Toledo

Projeto abre as portas da Universidade para que os participantes possam vivenciar as realidades do curso
Projeto abre as portas da Universidade para que os participantes possam vivenciar as realidades do curso

A alegação já é unânime entre especialistas: escolher a profissão não é tarefa fácil. Para muitos estudantes prestes a fazer o vestibular, é mais que normal se depararem com dúvidas em relação à carreira que querem seguir ou às áreas do conhecimento que mais combinam com sua forma de viver, com seu perfil e seus planos de futuro.

Acreditando ser este um momento de muitas angústias para o estudante, a Universidade Paranaense – Unipar investe no projeto ‘Profissional por um dia’. Em Toledo, recentemente, o curso de Fisioterapia abriu as portas da sua Clínica de Fisioterapia para estudantes do Colégio Sesi vivenciar as experiências da profissão (em 11/6).

Participaram as estudantes Eduarda Caroline Nascimento e Eliane Dias. “Achamos o projeto muito interessante! Tínhamos muitas dúvidas sobre o curso, mas foram esclarecidas durante o contato com os acadêmicos e professores”, diz Eduarda.

Elas recomendam a experiência. “Acreditamos que seja muito importante um contato básico do estudante com o curso que deseja fazer, pois, para nós, essa interação nos permitiu tomarmos a decisão sobre nossa profissão”, afirma Eliane.

As amigas contam também que no contato com acadêmicos e pacientes da Clínica foi possível conferir como a fisioterapia é prestigiada. E revelaram que ficaram ainda mais encantadas com a profissão ao saberem o quanto é abrangente a área de atuação do fisioterapeuta.

“O projeto nos ajudou na escolha da profissão. Já imaginávamos fazer esse curso. Ir na Clínica nos permitiu ter uma percepção da satisfação e da importância que a profissão de fisioterapia proporciona”, ratificam.

Eduarda e Eliane souberam do projeto ‘Profissional por um dia’ na ‘Mostra de Profissões’ que a Unipar realizou no Colégio Sesi. Durante a Mostra, elas ficaram interessadas em conhecer o curso de Fisioterapia, entraram em contato com a Unipar e foram convidadas para conhecer a Clínica Escola de Fisioterapia e participar do projeto.

Convivência edificante

A coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia, professora Dora de Castro, recorda que o projeto surgiu em 2005 e desde então permite que jovens possam conhecer mais amplamente o funcionamento dos cursos. Vários estudantes já foram contemplados.

“O estudante que participa do projeto pode conviver durante um dia dentro da Clínica Escola de Fisioterapia ou no campo hospitalar. Todos os estágios são acompanhados por acadêmicos do 5º ano e pelo professor responsável”, destaca.

Ela informa que os trabalhos podem ocorrem em qualquer uma das seguintes áreas: neurologia, reumatologia, geriatria, ortopedia, traumatologia desportiva, dermatologia funcional, cardiologia, pneumologia ambulatorial ou hospitalar e estágio de hidroterapia.

Sobre a importância do projeto, Dora esclarece que a fisioterapia é uma ciência com menos de 60 anos, por isso ainda gera muitas dúvidas a quem se interessa pela carreira. “Percebemos que há interesse, mas poucos conhecem as particularidades da profissão.

“Nesse dia de convivência, eles têm ideia sobre as disciplinas e podem conferir como a fisioterapia possui ampla área de atuação com campos variados no mercado de trabalho”, reforça a professora.

Redes sociais>