Você está aqui: Notícias > Estética e Cosmética: Ações salientam a importância do uso do filtro solar
Estética e Cosmética: Ações salientam a importância do uso do filtro solar
Publicado em: 25/06/2018 às 16:00
Acadêmicos levam informação e orientação em atividades internas e externas, atendendo, anualmente, milhares de pessoas
Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontam que o câncer de pele é o de maior incidência entre os brasileiros, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos de tumores malignos. Mas há dados também que confirmam altos percentuais de cura, desde que detectado precocemente.
Atento a isso, o curso Estética e Cosmética da Universidade Paranaense – Unipar, em ações educativas, colabora para prevenção. Em todas as Unidades Universitárias da Instituição equipes de professores e acadêmicos levam informação sobre as causas da doença e como combatê-la. Uma das formas é fazer uso do filtro solar.
Como parte das atividades dos Projetos de Extensão da Unipar, acadêmicos fazem orientações em eventos, sendo eles direcionados ao tema ou não. A coordenadora do curso em Umuarama, professora Cláudia Mika Okabayashi, ressalta a importância da participação dos alunos.
Ela informa que as orientações que realizam incluem utilizar o filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados e em ambientes fechados, reaplicando a cada duas horas; atentar-se ao fator de proteção solar (FPS) dos produtos, que deve ser no mínimo de 15; evitar exposição excessiva ao sol entre 10 e 16 horas; e utilizar chapéus, roupas apropriadas e óculos escuros, entre outros cuidados.
“O filtro solar é um importante aliado à nossa pele, pois impede que aconteçam queimaduras causadas pelo sol; ele também minimiza o envelhecimento da pele e previne o câncer, causado pela radiação UVA”, informa a professora Cláudia Mika.
Muito importante, segundo ela, é atentar-se ao aparecimento de manchas assimétricas na pele, que tenham bordas irregulares, com mais de uma cor e tamanho maior que 6 mm. “Quando nossas equipes se deparam com casos assim, a pessoa é orientada a consultar um dermatologista”, assegura.
O trabalho das equipes de Estética e Cosmética tem alcançado bons resultados. Todos os anos, em diversas ações, são atendidas milhares de pessoas. “Em todas essas oportunidades os acadêmicos conseguem colocar em prática o que vemos em sala de aula e, assim, ter contato com pessoas, favorecendo a melhoria de qualidade de vida da comunidade”.