Sistemas: Unipar promove Workshop de Tecnologia da Informação Aplicada
Publicado em: 25/06/2018 às 16:00
Egressos apresentaram seus trabalhos de estágio, que foram destaque no ano passado
Com foco na integração e na troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e egressos, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, promoveu sua tradicional ‘Mostra de Estágio’.
O evento fez parte do 2º Workshop de Tecnologia da Informação Aplicada, que tem por objetivo apresentar tecnologias usadas no mercado de trabalho e outros conceitos do mundo empresarial. O evento contou com o acompanhamento de professores orientadores nas explanações e com a participação dos alunos de todas as séries do curso.
Os ex-alunos Viviam Leticia Fialho, Igor Henrique Ramos e Patrick de Souza Comitre foram convidados para expor seus trabalhos de estágio supervisionado, os quais se destacaram no ano letivo de 2017. O professor Renato Sacoman Mussinato coordenou a série de apresentações, em que foram focadas as áreas de aplicação dos sistemas, linguagens e outras tecnologias utilizadas para o desenvolvimento do sistema e discutidas as dificuldades encontradas nos projetos e as soluções encontradas.
Os egressos Viviam e Igor apresentaram o sistema de gerenciamento de documentação das escolas rurais do município, informando aos participantes os diferenciais do sistema, que iniciou como atividade integrada em 2016, quando cursavam o 2º ano.
“Esse sistema, que teve uma pesquisa documental associada, gerou resultados excepcionais no setor responsável na prefeitura, pois essa busca era difícil, demorada e imprecisa”, informa Viviam. Igor aponta o trabalho em dupla como um grande diferencial, pois os conhecimentos são dobrados e o incentivo faz com que as atividades sejam aprimoradas.
O ex-aluno Patrick apresentou o sistema de gerenciamento de serviços de um pesqueiro, mostrando o diferencial visual do projeto, que resultou em um sistema rápido e prático, desenvolvido em Java. O professor Alan Zanatta questionou os procedimentos e a documentação dos projetos, auxiliando nos esclarecimentos aos participantes.
Para a coordenadora do curso, professora Sueli Poppi Borba, é muito importante que o acadêmico se identifique com a área que escolhe para desenvolver suas atividades de estágio. “Enfatizamos isso para que consiga resultados promissores”, observa.
Segundo ela, a Mostra cumpriu o propósito de aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho, mostrando situações reais. “Foram observados os ambientes utilizados para a realização dos projetos, envolvendo as áreas de programação em Delphi e Java”, conta.
Patrick diz que a experiência foi ótima: “Passamos aos alunos as dificuldades que encontramos durante a realização do projeto e que persistir fez toda a diferença”.