Você está aqui: Notícias > Pesquisa e tendências de mercado: Medicina Veterinária realiza 2ª Concivet
Pesquisa e tendências de mercado: Medicina Veterinária realiza 2ª Concivet
Publicado em: 21/06/2018 às 15:00
Evento abordou assuntos diversos e abriu espaço para os acadêmicos compartilharem conhecimento
O curso de Medicina Veterinária realizou com expressiva participação a segunda edição de sua Confraternização Científica de Medicina Veterinária. No evento, foram abordados diversos assuntos da atualidade, relacionados ao universo da Medicina Veterinária.
A Concivet foi aberta com a palestra ‘Tendências na pós-graduação e sua importância para o cenário nacional’, ministrada pela professora doutora Daniela Dib Gonçalves, que é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. Em seguida, a professora Rosiára Rosária Dias Maziero, doutora pela Unesp, discorreu sobre ‘Avanços na biotecnologia da reprodução em bovinos’.
Acadêmicos também palestraram. A organização dos conteúdos e meios de explaná-los contou com a supervisão dos professores. A exposição começou de manhã e se estendeu até à tarde.
‘Borreliose de Lyme em canídeos’ foi o tema ministrado pelo acadêmico Gustavo Costardi Palin, sob a orientação da professora Daniela Gonçalves.
Também orientado pela professora Daniela, o acadêmico Marco Aurelio Del Vecchio discorreu sobre ‘Leptospirose e sua importância em região fronteiriça’.
Para a palestra sobre ‘Efeito da adição de antioxidantes sobre a viabilidade e fertilidade do sêmen bovino’, a acadêmica Amanda Formigoni da Silva recebeu orientação da professora Rosiára.
‘Uso de antioxidantes naturais em hambúrgueres elaborados com carne mecanicamente separada de aves’ foi o assunto abordado pelo acadêmico Caio Fernando Real, orientado pela professora Luciana Kazue Otutumi.
Após o almoço de confraternização, muito conhecimento ainda foi compartilhado. A palestra da acadêmica Kessila Rodrigues da Silva, reabriu os trabalhos. Com orientação da professora Francislaine Lívero, ela dissertou sobre ‘Resistência do Staphylococcus aureus a antibacterianos: da suinocultura à saúde pública’.
A acadêmica Andressa Gavassi, orientada pela professora Regiane Pereira Baptista Silva, falou sobre ‘Controle do prurido no paciente atópico. O que fazer?’.
E a acadêmica Maria Letícia Ames abordou ‘Avaliação morfológica dos rins e correlação de urinálise de coelhos Nova Zelândia após exposição a dieta hiperlipidêmica e tratados com Echinodorus grandiflorus’, orientada pelo professor Emerson Luís Botelho.
Os temas foram bastante abrangentes. A acadêmica Jady Slaviero Tieppo estudou e apresentou, com orientação do professor Luiz Sérgio Merlini, a ‘Qualidade microbiológica do comércio informal de alimentos em alguns municípios localizados no Paraná’.
Orientada pelo professor Gilberto Alves, a acadêmica Dhara Ribeiro Melo palestrou sobre ‘Controle de qualidade na produção de leite’ e o acadêmico Ricardo Magalhães, orientado pelo professor Luiz Sérgio Merlini, abordou ‘Prevalência de brucelose bovina na região noroeste do Estado do Paraná’.
A palestra sobre ‘Características e propriedades do Kefir’, da acadêmica Heloysa Maria Sottoriva, finalizou o painel de debates. Ela foi orientada pelo professor Gilberto Alves.
O coordenador do curso, professor Merlini, ficou satisfeito com os resultados do evento, que é anual. “Num exercício de reforço e troca de conhecimentos, nossos alunos pesquisaram, elaboraram textos do que pesquisaram e apresentaram para os colegas; todos se dedicaram bastante para alcançar êxito na tarefa, procurando incentivar quem estava na plateia a fazer o mesmo. Assim, nesse esforço conjunto, conseguimos que nossa confraternização científica alcançasse o sucesso que prevíamos”, afirma Merlini.