Você está aqui: Notícias > Fraternidade: Acadêmico participa do evento de Direito Constitucional do Brasil
Fraternidade: Acadêmico participa do evento de Direito Constitucional do Brasil
Publicado em: 14/06/2018 às 16:00
Realizado pela ABDConst, encontro traz importantes nomes do cenário nacional e internacional para debater o tema “Futuro das Instituições”
O acadêmico Pedro Henrique Marangoni do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, participou do maior evento de Direito Constitucional do Brasil, que reuniu importantes nomes do cenário nacional e internacional para debater o tema “Futuro das Instituições” (de 31/5 a 2/6).
O evento foi realizado pela ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constitucional), no auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba. Algumas das mais importantes referências em Direito do país e do exterior participaram. Dentre eles, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso e o renomado jurista Dalmo de Abreu Dallari.
O estudante da Unipar realizou defesa pública do trabalho ‘O princípio jurídico da fraternidade: sua aplicabilidade como solução dos dilemas atuais’. O estudo foi desenvolvido com orientação do professor Luiz Roberto Prandi.
No estudo, Marangoni buscou apresentar um panorama sobre o Princípio Constitucional da Fraternidade como um solucionador de problemas até então sem soluções, utilizando para isto a pesquisa documental e bibliográfica. A intenção foi destacar o auge da intitulação do Direito Fraterno ocorrido na Revolução Francesa e seu declínio quase de imediato.
O professor Prandi diz que Marangoni é um aluno exemplar. “Pedro Henrique Marangoni é um estudante com um perfil diferenciado, pois se destaca por sua determinação, perseverança e paixão pela pesquisa”, elogia.
E destaca: “Dentro da academia sempre foi comprometido, fator determinante para o sucesso profissional diante de um sistema altamente competitivo, no qual somente se destaca quem realmente avança em conhecimento e se utiliza desse conhecimento para ser diferente”.
Para o acadêmico a participação em um evento de tamanha importância significa uma grande experiência para quem busca novos conhecimentos. “Evento desta natureza possibilita o enriquecimento do saber acadêmico. Na verdade é uma forma ímpar de trocar informações, ampliar a cultura e garantir uma formação acadêmica de qualidade”, observa.
Ele agradece essa oportunidade e elogia a Unipar. “Este evento me proporcionou muitas experiências. Agradeço a oportunidade oferecida pela coordenação do curso, representada pelo notável professor Valdecir Pagani, que está disponibilizando para os acadêmicos a chance de participar de pesquisas e projetos desenvolvidos por esta conceituada Instituição, que nos projeta sempre entre as melhores universidades do país”.