UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
NOTÍCIA

Engenharia Civil: Estudantes fazem visita técnica a empresas e obras do Paraná

Publicado em: 06/06/2018 às 17:00

Roteiro incluiu prédios sustentáveis, escritório da UFTPR, empresa multinacional e o Porto de Paranaguá

Alunos conhecem obra de edifício de alto padrão, em Curitiba
Visitante conhecem o Escritório Verde, da UTFPR
Visita técnica vislumbra teorias estudadas em sala de aula
Visita técnica vislumbra teorias estudadas em sala de aula

Na busca por incrementar o ensino proposto em sala de aula, colocando o estudante de frente com a realidade profissional, os cursos de graduação da Universidade Paranaense promovem constantemente visitas técnicas a empresas e locais onde é possível praticar as teorias estudadas. No mês passado, estudantes do último ano do curso de Engenharia Civil, Unidade de Francisco Beltrão, fizeram visita a empresas e obras do Paraná.

Em Curitiba, a turma visitou a construção do edifício LLUM Batel, obra de alto padrão com 20 pavimentos, localizada no Bairro Batel. Os alunos foram recebidos pelo engenheiro Rodrigo Negozzeky, que apresentou todas as instalações do edifício e os itens para a certificação LEED, como o aproveitamento máximo da iluminação natural, o uso de esquadrias especiais para o controle de ruídos, paredes internas em drywall com isolamento térmico e acústico, isolamento acústico entre os pavimentos e redução da energia consumida pelos equipamentos.

De lá, a turma seguiu para a sede da RAC Engenharia, onde foi recepcionada pelo engenheiro Lucas Poletto. O prédio da empresa é uma construção autossustentável em água e energia e possui certificação LEED Platinum, com a maior pontuação na América Latina. Ainda na capital paranaense, os futuros engenheiros visitaram o Escritório Verde, uma iniciativa da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

De Curitiba, os alunos seguiram para o Porto de Paranaguá, onde conheceram as instalações e receberam orientações sobre as operações do porto. Na volta, o ponto de parada foi em Ponta Grossa, na sede da empresa LP Building Products Brasil, multinacional com 30 unidades produtivas instaladas no mundo. Ainda em Ponta Grossa, os visitantes conheceram a Smart Sistemas Construtivos, empresa destaque na produção de painéis e construção de edificações em Light Steel Frame (LSF), sistema construtivo a seco com uso de perfis de aço.

A professora Diane Fomin, que ministra a disciplina de Construções Sustentáveis, destacou a importância da viagem. “É fundamental que os alunos vejam a aplicação das tecnologias discutidas em sala, muitas vezes distantes da realidade regional, como o canteiro de obras de um edifício de alto padrão, que tem como foco a sustentabilidade, tema de extrema importância na construção civil”.

Segundo ela, as visitas promoveram ainda a percepção de novas oportunidades e cenários de atuações para os futuros profissionais.

“Nossos alunos puderam conhecer tecnologias de construção sustentáveis que visam maior agilidade, segurança, qualidade e precisão na montagem, conforto térmico e acústico e, principalmente, redução de material, mão de obra e prazo”.

Redes sociais>