UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Canadá: Análise de Sistemas promove debate sobre experiências no exterior

Publicado em: 05/06/2018 às 16:00

Reginaldo Russinholi, Leonardo Terrão e Lucas Borba foram convidados para compartilhar os conhecimentos e as vivências adquiridos no país da América do Norte

Convidados falam das diversas oportunidades que o país de Canadá oferece na área da TI (Tecnologia da Informação)
Leonardo Terrão: ex-aluno discorre sobre seu intercâmbio no Canadá
Reginaldo Russinholi: mais de 20 anos de experiência na área de TI
Lucas Borba: acadêmico está concluindo sua graduação em TI no Canadá
Acadêmicos e egressos do curso estiveram em peso no evento
Reginaldo Russinholi, Leonardo Terrão e Lucas Borba recebem certificado dos acadêmicos
Reginaldo Russinholi, Leonardo Terrão e Lucas Borba recebem certificado dos acadêmicos
Reginaldo Russinholi, Leonardo Terrão e Lucas Borba recebem certificado dos acadêmicos
Convidados e professora Sueli Borba, coordenadora do curso
Apresentação musical da dupla Dres abriu o evento

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense, Unidade de Cianorte, realizou um debate diferenciado. O tema do encontro foi ‘Experiências com o Canadá’ e contou com três convidados: Reginaldo Russinholi, ex-professor da Unipar; Leonardo Terrão, ex-aluno da graduação; e Lucas Borba, estudante. Os profissionais compartilharam os conhecimentos e vivências adquiridos no país da América do Norte.

Estudantes e ex-alunos participaram. De início, foram expostas informações sobre Canadá, como população, as principais cidades e tipos de governos, tal como dados educacionais com foco na área de TI (Tecnologia da Informação), dados sobre o mercado de trabalho, que está em plena expansão, e os salários pagos para os profissionais da área.

O ex-aluno Leonardo Terrão foi o primeiro convidado da noite a falar, discorrendo sobre as dificuldades e vantagens de fazer o intercâmbio no Canadá. Também comentou sobre seu planejamento nos aspectos profissional, pessoal e financeiro, e os motivos que o levaram a optar pelo país. Atualmente, Terrão atua como desenvolvedor home office da empresa Tecsinapse, de São Paulo/SP.

Já o ex-professor Reginaldo Russinholi possui mais de 20 anos de experiência na área de TI e, atualmente, trabalha como engenheiro de software da empresa PageFreezes Inc., com sede no Canadá, que fornece serviço de arquivamento digital de websites e conteúdo de mídia social para fins legais. Russinholi falou do processo seletivo com a parte técnica da empresa, das entrevistas em inglês, as questões operacionais e reuniões. Ressaltou ainda sobre seu desejo de atuar em uma empresa estrangeira e seu investimento pessoal para chegar aonde está com cursos profissionalizantes, de idiomas, de certificações, sempre orientando os participantes do debate a estarem preparados para oportunidades.

Transmitido via Hangout’s, o evento foi encerrado com o estudante Lucas Borba, que está concluindo sua graduação em TI no Canadá. Sua experiência na área relaciona atividades de atendimento ao cliente, suporte e mainframe, que foram desenvolvidas durante os estágios obrigatórios da Georgian College, instituição de ensino superior de Barrie/Canadá. Lucas comentou sobre sua adaptação ao idioma e a cultura do país e como tem sido a vivência nos últimos dois anos, relatando detalhes dos requisitos pessoais que as empresas buscam e como está o mercado de trabalho na área.

A coordenadora do curso, professora Sueli Poppi Borba, afirma que o evento foi idealizado com o objetivo de mostrar que, com trabalho e planejamento, sonhos podem tornar-se realidade. “A área de TI não possui fronteiras, mas muitas vezes nossos jovens profissionais não se permitem sonhar e buscar opções diferenciadas, como o home office em grandes empresas espalhadas pelo mundo. Nesse encontro, provamos que essa realidade está mais próxima do que imaginamos”.

O diretor da Unipar, professor José Aparecido de Souza, que também prestigiou o evento, elogiou a iniciativa: “Nossos alunos devem compartilhar experiências diferenciadas, e o curso está oferecendo essa oportunidade de uma maneira bem participativa e inovadora”.

Vinícius de Oliveira, ex-aluno do curso e que também atua em home office, parabenizou a ideia. “Sensacional! O evento trouxe uma perspectiva diferenciada para nossos jovens profissionais”. “Fiquei extremamente satisfeito”, completou Rodolfo Ogaki, docente da área de web.

O debate, que está disponível no Youtube, foi abrilhantado pela dupla musical Dres, formada pela ex-aluna Giovana Palombo e aluno Lucas Martins, do curso de Direito.

Redes sociais>