UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Equipe de Ciências Biológicas apresenta trabalhos em São Paulo

Publicado em: 16/09/2010 às 10:50

A partir de resultados de pesquisas desenvolvidas na UNIPAR, a professora Sônia Mello e as alunas Sama Kuhn e Arethusa Pimentel puderam trocar informações com outros congressistas

Professora Sônia Mello
Arethusa Pimentel, integrante do PEBIC
Sama Kuhn, integrante do PIC

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus de Cascavel, marcou presença no 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, realizado em São Paulo. A coordenadora da graduação, professora Sônia Aparecida de Mello, e duas acadêmicas apresentaram cinco trabalhos científicos, na forma de pôsteres.

Os trabalhos são resultados de pesquisas desenvolvidas pelas estudantes Sama Beatriz Kuhn, integrante do PIC (Programa de Iniciação Científica) e Arethusa Lobo Pimentel, aluna do PEBIC (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica) mantido pela Fundação Araucária.

Um dos estudos investigou mudanças corporais em ratos submetidos ao alcoolismo. Quatorze ratos adultos foram separados em dois grupos: controle e alcoolistas, sendo que o primeiro recebeu apenas água e ração; o segundo, cachaça e ração. Em dezesseis semanas, verificou-se que o grupo de alcoolistas apresentou peso 10,5% inferior ao do grupo controle, confirmando a toxicidade do etanol, causando desnutrição e perda de peso.

“A causa principal da desnutrição no alcoolista é a diminuição na ingestão de alimentos. O álcool pode causar a desnutrição primária, movendo os nutrientes da dieta, ou a desnutrição secundária, que é responsável pela má absorção e lesões celulares, devido à sua citotoxicidade direta”, explica, complementando que o álcool é altamente energético, porém suas calorias são consideradas vazias, por não conter vitaminas, proteínas e sais minerais, o que causa uma sensação de saciedade, levando a menor ingesta de alimentos”.

Outra pesquisa objetivou saber se a suplementação de probiótico (organismo vivo que em quantidade adequada confere benefício à saúde do hospedeiro) em animais desnutridos altera a densidade de neurônios do jejuno. Dezesseis animais foram divididos em quatro grupos: G1 recebeu uma dieta padrão; G2, uma dieta suplementada com probióticos; G3, que recebeu dieta hipoproteica a 4%; e G4, com dieta hipoproteica a 4% e suplementado com probióticos, durante um período de 12 semanas. Nos animais desnutridos a suplementação não promoveu alterações na densidade enuronal mientérica.

Segundo a professora e orientadora, o Congresso oportunizou a participação em cursos e conferências que contribuem para a atualização profissional. Outros professores da UNIPAR foram co-autores dos trabalhos.

Redes sociais>