Você está aqui: Notícias > Unipar marca presença no TechnovAção e InnovaCities
Unipar marca presença no TechnovAção e InnovaCities
Publicado em: 24/05/2018 às 16:00
Evento pretende consolidar Cascavel como cidade inovadora; projetos do Centro Tecnológico da Unipar e espaço saúde foram destaques
Cascavel foi sede do maior evento de inovação tecnológica do Oeste do Paraná e a Universidade Paranaense – Unipar esteve lá (de 17 a 20/5). Organizado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no Centro de Convenções e Eventos da cidade, o TechnovAção aconteceu junto com a 10ª InnovaCities (Feira Internacional de Ciências Aplicadas, Invenções, Inovações e Negócios), reunindo mais de 9 mil pessoas.
O estande da Unipar, além de apresentar o Centro Tecnológico, coordenado pelo professor Ângelo Sucolotti, e o projeto Vigia Cascavel, elaborado pelo curso de Sistemas de Informação – um braço forte para a segurança pública municipal, montou um espaço saúde, ofertando aos visitantes diversos serviços.
O curso de Enfermagem levou a tecnologia de lavagem das mãos, com uso da caixa preta, também criada na Universidade, para educação em saúde e higienização das mãos. Também fez orientações a respeito do câncer de mama, demonstração do processo de trabalho de parto, aferição da pressão arterial e teste de glicemia, educação em saúde para primeiros socorros, realização de massagem cardiorrespiratória e uso do Dea (Desfibrilador Externo Automático). A equipe da Estética e Cosmética atendeu o público com massagem relaxante, maquiagem e avaliação da pele, e Odontologia apresentou técnicas de escovação e prevenção da saúde bucal.
O diretor da Unipar/Cascavel, professor Gelson Uecker, enfatiza que é bastante importante, na Era da Inovação, ter essa oportunidade de interagir com empresas, ver o que há de inovador em cada setor e mostrar o quanto a Unipar é inovadora. “Estamos aqui com os diversos cursos representados, no dia a dia em sala de aula, em palestras ou serviços, e com o CT, que possibilita ao aluno colocar em prática sua ideia ainda na graduação e sair da Universidade com uma empresa. A dinâmica de inovação está aí e não sai; as empresas que não inovam estão fora do mercado”.
O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, frisa a responsabilidade da Fundação na difusão do conhecimento científico/tecnológico e elogia a Universidade enquanto parceira: “Estamos trabalhando a cultura da inovação nesse espaço compartilhado, ambiente para a troca de conhecimento, amizades, falar de inovação e até fazer negócios. A Unipar é parceira de todas as horas e em outros projetos, sempre ativa e dinâmica, voltada para a construção de bons caminhos para as pessoas”.
A pequena visitante, Alícia da Silva, 7 anos, estava acompanhada do pai e ficou impressionada: “Gostei de tudo. Aprendi a cuidar de um paciente e a não ficar com cárie, porque ela dói muito e não dá pra gente comer”.
A estrutura da Unipar foi idealizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, via Prove (Programa de Valorização da Educação). A programação contou com estandes de instituições de ensino superior e inventores, além de palestras; entre os palestrantes estavam o youtuber Iberê Thenório (Manual do Mundo) e Walter Longo, publicitário e administrador de empresas.