UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Semana da Enfermagem foca na visão empreendedora da profissão

Publicado em: 23/05/2018 às 16:00

Palestras discutem assistência em UPA, aromaterapia, ciência do início da vida, assistência neonatal e coaching

Evento comemorativo reúne alunos de todas as séries
A enfermeira Juliane Hort veio de Marechal Candido Rondon para palestra
A enfermeira Lara Garcia traz o tema Assistência de Enfermagem em UPA
Ciência do início da vida é tema de abertura, com a enfermeira Juliana Crum
A coordenadora do curso, professora Débora Girardello, recepciona alunos

O Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio - homenagem a Florence Nightingale, foi comemorado com programação especial pela Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. O curso de Enfermagem aproveitou a data para trazer conhecimentos acerca da profissão e refletir com uma visão empreendedora.

A coordenadora da graduação, professora Débora Girardello, explica que a proposta da Semana da Enfermagem foi possibilitar discussões além da visão tradicional, engajando o profissional em um leque maior de atuação.

Para abrir o evento foi convidada a enfermeira Juliana Crum, que falou sobre a ciência do início da vida. “É importante olhar para o início da vida e ter consciência que ele molda a vida do ser humano, criando crenças e aprendizado para a vida adulta”, afirmou, trazendo, ainda, noções sobre as fases da vida: pré-concepção, concepção, gestação, parto, aleitamento materno e os três primeiros anos de vida.

Com um olhar da Assistência de Enfermagem em Unidade de Pronto Atendimento, foi convidada a enfermeira Lara Garcia, que atua na UPA Veneza. Sua fala contextualizou o que é uma UPA dentro da rede de Atenção à Saúde, papel da UPA, tipo de pacientes que atende, trabalho do enfermeiro, dimensões da assistência, gerência e educação.

Outra área trabalhada foi a de Aromaterapia (oléos essenciais), apresentada pela enfermeira Juliane Hort. A profissional falou sobre uso fitoterápicos na melhoria da qualidade de vida, utilizando extratos de plantas 100% puro/naturais. Atentou também para os critérios para comprovar a qualidade da marca e os cuidados com as diferentes plantas para os diferentes tratamentos - crianças, idosos, gestantes, banhos, ambientes e outros.

Ainda, participaram do evento as profissionais Cristiane Karla, que falou sobre Coaching em Enfermagem, e Grasiely Barreto, com aspectos da Assistência de Enfermagem Neonatal. Na oportunidade, realizou também Fórum com as egressas Ariana Tasca e Simone Steinohse, abordando a Enfermagem como profissão empreendedora.

Redes sociais>