Aula Magna enfatiza importância do brincar para a formação das crianças
Publicado em: 23/05/2018 às 16:00
A palestrante, professora Fátima Cristina Macedo, falou sobre novos conceitos aplicados na educação infantil
O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou sua tradicional Aula Magna para estudantes, professores e profissionais da área. A convidada, professora Fátima Cristina Macedo, ministrou palestra sobre o tema ‘O brincar na educação infantil como um espaço de interação, desenvolvimento e aprendizagem’ (em 27/4).
O evento teve o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância do brincar e as possibilidades de interação entre diversas experiências corporais, musicais e expressivas.
Especialista na área da Educação Infantil e em Metodologia do Ensino da Arte, Educação em Valores Humanos e Psicologia Transpessoal, a educadora falou sobre a relação das brincadeiras na vida das crianças e o que pode acarretar a falta dela, além de mostrar várias metodologias a serem implementadas no ensino das escolas.
Durante a palestra, ela enfatizou que as crianças aprendem melhor se o método de ensino for menos técnico e mais informal: “O brincar é a linguagem natural das crianças: é através dela que aprendem, por isso é fundamental nas escolas”.
Também lamentou o fato de esse recurso ser pouco explorado: “Os pais e a comunidade escolar muitas vezes têm dificuldade de olhar para esse método, o que aparenta que nossa sociedade está visando a adiantar os processos de alfabetização... essa aprendizagem é necessária, mas que seja de forma tranquila e lúdica”.
A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira, prestigiou a palestra. Ela explica que o tema foi pensado para provocar reflexão: “Hoje a tecnologia está fazendo com que as crianças fiquem muito solitárias, brincando sozinhas... Nossa Aula Magna abrangeu a ideia de que é possível ampliar os horizontes, que ainda existe a possibilidade de resgatar as brincadeira dos nossos pais e avós, que possam coletivamente proporcionar relações sociais, interpessoais e melhorar o desenvolvimento biopsicossocial das crianças”.
E afirma: “É fundamental para o curso de Pedagogia essa intervenção a partir das aprendizagens e conceitos novos e entender que a criança precisa brincar para aprender melhor”.