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NOTÍCIA

Aula Magna enfatiza importância do brincar para a formação das crianças

Publicado em: 23/05/2018 às 16:00

A palestrante, professora Fátima Cristina Macedo, falou sobre novos conceitos aplicados na educação infantil

Em palestra, professora Fátima Cristina Macedo
Em palestra, professora Fátima Cristina Macedo
Em palestra, professora Fátima Cristina Macedo
Coordenadora do Curso, professora Maria do Carmo de Oliveira
Coordenadora do Curso, professora Maria do Carmo de Oliveira
Coordenadora do Curso, professora Maria do Carmo de Oliveira
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Acadêmicos do curso de Pedagogia assistem à palestra
Professoras de Pedagogia e a palestrante, professora Fátima

O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou sua tradicional Aula Magna para estudantes, professores e profissionais da área. A convidada, professora Fátima Cristina Macedo, ministrou palestra sobre o tema ‘O brincar na educação infantil como um espaço de interação, desenvolvimento e aprendizagem’ (em 27/4).

O evento teve o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância do brincar e as possibilidades de interação entre diversas experiências corporais, musicais e expressivas.

Especialista na área da Educação Infantil e em Metodologia do Ensino da Arte, Educação em Valores Humanos e Psicologia Transpessoal, a educadora falou sobre a relação das brincadeiras na vida das crianças e o que pode acarretar a falta dela, além de mostrar várias metodologias a serem implementadas no ensino das escolas.

Durante a palestra, ela enfatizou que as crianças aprendem melhor se o método de ensino for menos técnico e mais informal: “O brincar é a linguagem natural das crianças: é através dela que aprendem, por isso é fundamental nas escolas”.

Também lamentou o fato de esse recurso ser pouco explorado: “Os pais e a comunidade escolar muitas vezes têm dificuldade de olhar para esse método, o que aparenta que nossa sociedade está visando a adiantar os processos de alfabetização... essa aprendizagem é necessária, mas que seja de forma tranquila e lúdica”.

A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira, prestigiou a palestra. Ela explica que o tema foi pensado para provocar reflexão: “Hoje a tecnologia está fazendo com que as crianças fiquem muito solitárias, brincando sozinhas... Nossa Aula Magna abrangeu a ideia de que é possível ampliar os horizontes, que ainda existe a possibilidade de resgatar as brincadeira dos nossos pais e avós, que possam coletivamente proporcionar relações sociais, interpessoais e melhorar o desenvolvimento biopsicossocial das crianças”.

E afirma: “É fundamental para o curso de Pedagogia essa intervenção a partir das aprendizagens e conceitos novos e entender que a criança precisa brincar para aprender melhor”.  

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