Você está aqui: Notícias > Equipe de Enfermagem orienta mães sobre prevenção da violência contra a mulher
Equipe de Enfermagem orienta mães sobre prevenção da violência contra a mulher
Publicado em: 22/05/2018 às 17:00
Ação realizada no café da tarde do Dia das Mães foi bastante informativa
A comemoração do Dia das Mães este ano contou com a colaboração dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, que acrescentaram ao calendário do evento uma ação de conscientização.
Uma equipe de estagiários, ligada ao PAAE (Projeto de Extensão Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), se instalou no ambiente do café da tarde, onde abordou um assunto bastante importante e recorrente nos dias atuais, que é a violência contra a mulher.
Os acadêmicos Bruno Floriano de Faria, Rafaela Tomitan Machado e Diego Gardiozi conversaram com as mães, informando sobre os diversos tipos de violência que podem acontecer contra a mulher.
“Os tipos de violência mais corriqueiros que as mulheres sofrem hoje em dia são física e sexual, mas existem outros que geralmente as pessoas não conhecem, como a moral e a patrimonial, e que infelizmente não costumam ser denunciados”, relata o acadêmico Bruno Floriano.
Ele lembra que estudos apontam que, a cada hora, 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil e 13 mulheres são assassinadas por dia, o que justifica a importância desse trabalho de sensibilização das mulheres sobre esse problema.
“Nossa intenção, com este trabalho, é repassar informações mais completas e esclarecedoras, ao mesmo tempo”, enfatiza. Ele e os colegas explicaram para as mães que esses tipos de violência, segundo pesquisas, não são denunciados por receio: “Estamos orientando para que todo tipo de abuso seja denunciado e, assim, ajudarmos a mudar essa situação inaceitável”.
Durante a ação, os acadêmicos também distribuíram cartilha sobre a temática, com alertas e os números de telefone para fazer a denúncia, que são o 190 ou 192. E ainda presentearam as mães com um difusor de cheiro.