UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Conscientização: Unipar promove palestra sobre prevenção ao suicídio

Publicado em: 16/05/2018 às 16:00

Evento buscou alertar para os sinais de transtornos mentais e como ajudar a quem precisa

Psicóloga Lilian Fernandes ministra palestra para colaboradores da Unipar
Psicóloga Lilian Fernandes ministra palestra para colaboradores da Unipar
Psicóloga Lilian Fernandes ministra palestra para colaboradores da Unipar
Acadêmicos também ouviram a palestra sobre prevenção contra suicídio da psicóloga Lilian Fernandes

No noroeste do Paraná, após registros de casos de suicídios, a comunidade tem realizado ações de apoio e conscientização sobre o assunto. Buscando reforçar e ajudar a causa, a Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveu a palestra ‘Prevenção contra o suicídio’, ministrada pela professora de psicologia Lilian Fernandes. O evento foi aberto para acadêmicos e colaboradores da Instituição.

A psicóloga discorreu sobre os transtornos mentais, o histórico de tentativas, fatores sociodemográficos e psicológicos que têm afetado a população. Além disso, falou sobre características principais de pessoas que passam por este transtorno, como depressão, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, dependências do álcool e outras drogas, transtornos de personalidade; os mitos e as verdades sobre o suicídio, quais os sinais de alerta e como ajudar uma pessoa que está passando por isso (o que falar e como agir). 

O objetivo da palestra foi a conscientização para prevenção sobre os males que esses fatores trazem à vida do ser humano, reiterando que a prevenção é o melhor caminho. “Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos e o melhor remédio no combate é a prevenção”, relata a professora.

A palestra foi promovida pela direção geral, colegiados dos cursos, Programa Institucional de Atenção ao Estudante – PIAE com o apoio da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e DEGRT (Diretor Executivo de Gestão das Relações Trabalhistas).

Redes sociais>