Em oficina, acadêmicos de Enfermagem ensinam lavagem correta das mãos
Publicado em: 15/05/2018 às 15:00
Enfatizando boas práticas de saúde, equipe usou Caixa de Higienização para apontar erros e acertos nesse ato
Para evitar a proliferação de doenças e infecções, uma regra básica é manter as mãos bem limpas, sempre. Parece óbvio e simples, mas, de acordo com especialistas, no dia a dia a maioria das pessoas erra, por falta de capricho ou por desconhecer a técnica correta para que a lavagem seja eficiente.
O assunto foi tema de uma oficina promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Numa das entradas do Câmpus-Sede, acadêmicos de Enfermagem abordaram os que passavam, para orientá-los.
O objetivo da atividade, desenvolvida via projeto de extensão universitária PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem), foi sensibilizar sobre a importância da higienização das mãos para controle e prevenção de doenças transmissíveis.
Os futuros enfermeiros também informaram sobre a contaminação por bactérias e os prejuízos que isso acarreta à saúde e ensinaram a forma correta de lavar as mãos. A aula prática contou com um instrumento especial: a Caixa de Higienização das Mãos.
Depois que higienizavam as mãos com álcool em gel, conforme costume, os participantes eram convidados a inserir as mãos na Caixa para avaliar o resultado, ou seja, para ver se a higienização foi eficiente. A Caixa possui uma luz negra e reflete onde o álcool foi friccionado, apontando os locais que a limpeza foi bem feita e os que não (onde a sujidade permanece).
Ao final de cada seção, os participantes foram presenteados com um sabonete e uma cartilha, com informações e ilustrações de como lavar corretamente as mãos.