Nas Escolas: Direito fala sobre liberdade de expressão e mídias sociais
Publicado em: 04/05/2018 às 15:00
Projeto visa atrair alunos do ensino médio para temas de responsabilidade civil e criminal em relação aos atos praticados nas redes sociais
O curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, está fazendo uma série de palestras nas escolas do município e em cidades da região Sudoeste do Paraná. O tema não poderia ser mais pertinente para o momento: Liberdade de Expressão e Mídias Sociais.
A iniciativa faz parte do projeto ‘A Liberdade de Expressão na Comunidade Escolar’, que visa, por meio de palestras educativas, atrair os adolescentes de ensino médio de escolas públicas e privadas para temas de responsabilidade civil e criminal em relação aos atos praticados nas redes sociais.
De acordo com o professor Alexandre Magno, coordenador do curso de Direito, o tema é atual e requer uma análise quanto à forma de interpretação e os devidos cuidados na utilização das mídias sociais.
“Em um momento em que todos gostam e fazem questão de manifestar suas opiniões nas redes sociais, a universidade sentiu a necessidade de demonstrar as reais consequências da liberdade de expressão nos espaços midiáticos”, afirma.
No colégio Cecília Meireles, de Ampere, a palestra contemplou alunos de 1º e 2º anos, que puderam tirar suas dúvidas quanto à postagem de informações, ideias, compartilhamento e as reais responsabilidades, as quais podem ter reflexos nos familiares (pais) em razão de eventuais prejuízos a terceiros quando da respectiva manifestação de pensamento.
O coordenador salienta que o projeto proporciona ao público-alvo conhecer a realidade das mídias sociais, e, a título de precaução, busca motivá-los ao cuidado com a utilização das ferramentas virtuais, especialmente na manifestação de pensamentos e compartilhamento de notícias e matérias sem a devida análise da fonte.
"Toda e qualquer manifestação deve ser filtrada antes da publicação, para fins de se evitar eventuais problemas pessoais, problemas estes que poderão refletir em terceiras pessoas do seu próprio vínculo afetivo (pais e responsáveis), caso o declarante da informação não disponha de capacidade para o exercício de seus atos”, alerta.
As escolas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato pelo telefone (46) 3520 – 2800 ou pelos e-mails: direito-fra@unipar.br e alexandremagno@prof.unipar.br.