Você está aqui: Notícias > Comércio Exterior: MBA promove ‘Rodada de Negócios Internacionais Simulada’
Comércio Exterior: MBA promove ‘Rodada de Negócios Internacionais Simulada’
Publicado em: 30/04/2018 às 16:00
Com parceria da Câmara de Negócios Internacionais, evento reuniu representantes de seis empresas de Cianorte
O curso de MBA em Comércio Exterior e Relações Internacionais da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, organizou a 1ª Rodada de Negócios Internacionais Simulada, em parceria com a Câmara de Negócios Internacionais do CRA/PR (Conselho Regional de Administração do Paraná). O evento aconteceu no Câmpus (em 13/4).
Unindo acadêmicos e professores, a intenção desse evento foi promover o conhecimento prático, aliado ao aprendizado adquirido em sala de aula, e proporcionar às empresas locais demonstrar seus produtos para importadores representantes dos países, como Argentina, Colômbia, Chile, México, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e outros da Europa.
As empresas Avenorte Avícola Cianorte, Baterias Júpiter, Cachaça Serafina, Magda Occhi, Polpanorte e Tigrara participaram no evento como exportadoras e os estudantes realizaram a intermediação negocial, ao lado dos importadores representativos de cada país. Dessa forma apresentaram os produtos nos detalhes necessários para uma boa negociação.
O coordenador do MBA, professor Marcelo Rodrigues, diz que os objetivos que impôs para a conferência foram cumpridos. “Nosso propósito foi destacar a importância das empresas em exportarem seus produtos para outros mercados, criando um novo canal de comercialização para o aumento das vendas nesse tempo de crise”, explica.
Para a professora do MBA, Lígia Pereira, essa 1ª Rodada de Negócios da Unipar foi uma ótima oportunidade para os alunos alinharem a teoria com a prática. “Também se tornou uma ocasião para que as indústrias de Cianorte tivessem contato com os mercados internacionais ainda pouco explorados por elas”, informa, enfatizando que “foi uma grande oportunidade de colocar as empresas de Cianorte na vista do mercado internacional”.
O importador Reinier Blanco Puentes, representante dos países da América do Sul, participou do evento e diz ter gostado da iniciativa da equipe da Unipar. “A Conferência marcou um ponto de partida para a Instituição de Ensino e empresas de Cianorte, sobre como se deve combinar os elementos teóricos com a prática e de como as atuações das empresas podem contribuir em ações sociais. Além disso, evidenciou o potencial das empresas da cidade para abrir novos mercados fora das fronteiras do Brasil”, argumenta.
O importador Philip de Rozarieux, representando a Europa, considerou um momento único de estar no Brasil e em Cianorte: “Esse momento simboliza a possibilidade de levar os produtos genuinamente cianortenses para os países de cada representante, produtos esses que têm condições de serem competitivos no mercado Europeu”.
Ao final houve coquetel de confraternização, oferecido pela Câmara de Negócios Internacionais do CRA/PR, parceiro do evento.