UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

NOTÍCIA

Conscientização: Pedagogia comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Publicado em: 27/04/2018 às 15:00

Acadêmicos realizaram ação para divulgar e informar sobre o assunto

Acadêmicos de Pedagogia realizaram ação para informar e conscientizar sobre Libras
Folhetos informativos sobre o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais distribuídos pelos acadêmicos

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, comemorado no dia 24 de abril, teve destaque especial pelo curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra. Os acadêmicos realizaram uma ação de conscientização no Câmpus.

A data, festejada em razão da promulgação da lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio legal de comunicação e expressão, busca, principalmente, levar informação e alertar para as dificuldades de acessibilidade que esses cidadãos enfrentam.

No Brasil, mais de 9,7 milhões de pessoas possuem algum grau de deficiência auditiva e, para estes, a Libras é considerada sua língua materna. Sendo assim, os acadêmicos de Pedagogia entregaram aos estudantes de todos os cursos de graduação da Unipar panfletos, como forma de divulgação e esclarecimento sobre o assunto.

A professora de Libras, Luana Linares Mostachio, ressalta a importância dessa linguagem: “Conhecer a Língua Brasileira de Sinais é muito mais do que uma forma de se comunicar, pois também possibilita ampliar processos cognitivos".

"São ações como esta que oportunizam a toda a comunidade conhecer direitos conquistados historicamente e saber mais sobre o assunto", afirma o coordenador do curso de Pedagogia, professor José Ricardo Skolmovski, elogiando a iniciativa.

Redes sociais>