UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Egresso desenvolve projeto de Badminton em entidade social

Publicado em: 13/09/2010 às 16:00

Valdecir Anacleto Barbosa se formou em 2004 e há mais de dois anos pratica o esporte com as crianças da Ação Social São Vicente de Paulo

Alunos praticam o badminton na entidade Ação Social São Vicente de Paulo
Representantes da entidade, professores e alunos durante campeonato de badminton
Jaime Augusto Reis, que se prepara para o pan-americano

Inclusão social por meio do esporte. O professor de Educação Física, Valdecir Anacleto Barbosa, formado pela Universidade Paranaense – UNIPAR, Campus Toledo, desenvolve o projeto de Badminton na entidade assistencial Ação Social São Vicente de Paulo. As atividades contemplam mais de 300 crianças e adolescentes carentes.

Segundo o professor, o projeto começou em 2008. “A ideia surgiu quando participei de uma palestra na Unipar com o presidente da Federação Paranaense de Badminton, professor Elizeu Pacheco. O sucesso foi tão grande que começamos a praticar o esporte. Em seguida, resolvi implantar a modalidade nas aulas da entidade”.

Barbosa ressalta que a identificação dos alunos com a modalidade foi imediata. “Aliar esporte à educação é fundamental na vida dos jovens e, hoje, o badminton virou uma febre entre eles”. E ainda acrescenta: “Além de jogar pelo prazer de brincar, alguns alunos vêm se destacando e conquistando campeonatos estaduais e nacionais”.

O esporte é jogado com raquete e peteca. Crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos participam do projeto. Além do badmintom, elas praticam aulas de basquete, futsal, vôlei e tênis de mesa e de quadra, ministradas pelo professor.

O curso de Educação Física da Unipar também desenvolve o esporte com estudantes, comunidade e integrantes do projeto de extensão AMA (Atividades Motoras Adaptadas). No final de outubro, o cadeirante Jaime Augusto Reis participa do Parapan-Americano de Badminton, em Curitiba, onde dez países irão competir.

Redes sociais>