Você está aqui: Notícias > Direito: Estagiários do Sajug atendem população de baixa renda
Direito: Estagiários do Sajug atendem população de baixa renda
Publicado em: 24/04/2018 às 17:00
No ano passado, o projeto de extensão realizou quase 1.700 atendimentos
O curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Cianorte, por meio de seus projetos institucionais, realiza importante papel social. Com a finalidade de promover a proximidade do cidadão com a justiça, as atividades do estágio supervisionado de prática jurídica do curso de Direito incluem, entre outras, atendimentos ao público.
Às pessoas de baixa renda, as equipes de estagiários do projeto de extensão Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita) desenvolvem trabalhos reais das práticas profissionais. “Todos passam pela triagem”, observa a coordenadora do curso de Direito, professora Mariceles Cristina Fecchio, que acompanha todos os trabalhos.
Os atendimentos são nas áreas do Direito de Família e Direito Civil, tais como divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda, visita, alvará judicial, interdição, retificação de registro, dentre outros.
Somente no ano de 2017 foram realizados 1.669 atendimentos, sendo propostas quase 300 ações. Atualmente, o Sajug conta com a colaboração de 73 estagiários. “A ideia é permitir que o acadêmico de Direito tenha contato direto com os jurisdicionados e, a partir dos relatos da parte, reconheça qual a melhor abordagem para o alcance da solução da questão proposta, incluindo as práticas de conciliação extrajudicial”, explica a coordenadora.
Segundo ela, os estagiários acompanham o processo auxiliando os clientes e desenvolvendo os casos com a elaboração de peças processuais, sempre com a assessoria dos professores e advogados do núcleo, entre eles, Kleber José de Almeida, Geraldo Scramin Neto, Edson Gustavo Faxina, Cintia Rocha Leão e Darlene da Silva Martinez.
“Com o Sajug estamos proporcionando a prática real para os acadêmicos do quarto e quinto anos, além de um atendimento jurídico de qualidade para pessoas menos favorecidas, garantindo a estes beneficiários o acesso à justiça e uma condição de vida mais digna”, enfatiza o professor Edson Gustavo Faxina.
O Sajug está localizado na rua Princesa Izabel, nº 204. Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (44) 3619-3026.