Você está aqui: Notícias > Aula inovadora: Professor utiliza aplicativo Plickers em sala de aula e alunos aprovam
Aula inovadora: Professor utiliza aplicativo Plickers em sala de aula e alunos aprovam
Publicado em: 20/04/2018 às 16:00
Trata-se de uma nova ferramenta que traz resultados positivos para aprendizagem
Acadêmicos do curso de Farmácia Generalista da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, participaram de uma aula que utiliza a metodologia ativa de ensino Plickers. Quem propôs o recurso moderno foi o professor Romir Rodrigues, da disciplina de Toxicologia Geral e Clínica.
O Plickers é um programa que permite que o professor possa escanear as respostas dos acadêmicos em tempo real, gerando dados e gráficos que mostram o desempenho individual dos alunos. O recurso ajuda a identificar dificuldades, tendências e estratégias de personalização do ensino.
Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, informando suas respostas e sabendo instantaneamente seu desempenho, promovendo assim uma maior interação com seus colegas de classe e professores.
“Trata-se de uma ferramenta muito prática, porque não está integrada apenas no computador, mas também em aplicativos para dispositivos móveis, o que auxilia muito os acadêmicos”, afirma o professor, falando sobre as vantagens proporcionadas.
Uma delas é poder acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real: “Isso promove a auto-aprendizagem, personalização do ensino, senso crítico, interatividade, engajamento dos alunos e ainda auxiliando nos quesitos avaliativos”.
O aplicativo trabalha da seguinte forma: com o computador e o projetor os professores mostram as perguntas aos alunos, os alunos apontam os smartphones para a audiência e depois é só esperar que a aplicação faça a recolha das respostas. No aplicativo Plickers o professor consegue verificar a resposta de cada aluno, enquanto no site apenas se pode visualizar os alunos que já responderam ou não.