UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Curso de Estética e Cosmética comemora a regulamentação da profissão

Publicado em: 13/04/2018 às 17:00

Nova Lei - nº 13.643, de 3 de abril de 2018, diz das competências dos profissionais, regulariza e fiscaliza estabelecimentos da área

Coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar de Cascavel: Regulamentação representa uma conquista muito esperada por todos os profissionais da área
Coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unipar de Umuarama: Regulamentação traz mais segurança e saúde para a população

Excelente notícia. Neste mês de abril, a Universidade Paranaense – Unipar comemora a publicação da Lei 13.643/2018, que regulamenta o exercício das profissões de Esteticista, que compreende o Esteticista e Cosmetólogo (nível superior) e o técnico em Estética (curso técnico profissionalizante). Essa nova Lei imprime a diferenciação entre competências dos profissionais tecnólogos em Estética e dos técnicos em Estética.

A Lei enfatiza que somente o tecnólogo em Estética poderá assumir a responsabilidade técnica de centros de estética, atuar na docência, coordenação, direção ou supervisão de disciplinas com concentração em Estética ou Cosmetologia, auditoria, consultoria e assessoria de cosméticos e equipamentos específicos de estética, além da elaboração de informes, pareceres técnico-científicos, estudos, trabalhos e pesquisas, e elaboração de programas de atendimento individualizado a cada cliente.

A coordenadora do curso superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, da Unidade de Cascavel, professora Luana Tedesco, afirma que esse é o passo inicial para a criação de um Conselho Profissional para a área de Estética e Cosmética, sendo considerado fundamental para a regularização e fiscalização dos estabelecimentos dessa área, para fazer cumprir as normas de biossegurança e legislação sanitária e, assim, oferecer mais segurança e conforto à população.

“Foram 14 anos de luta. Agora, a profissão está regulamentada e representa uma conquista muito esperada por todos os profissionais da área da Estética. A Unipar de Cascavel se enche de orgulho em poder formar, há mais de 13 anos, profissionais capacitados e, agora, regulamentados”, comemora a coordenadora.

A colega Claudia Mika Okabayashi, coordenadora do curso na Unidade de Umuarama, ressalta que a partir de agora somente o tecnólogo poderá ser responsável técnico de estética. “Ele poderá comandar equipes de trabalho, atuar na docência ou coordenação de cursos, elaborar programas de atendimento para cada cliente e até fazer auditoria e consultoria de produtos e equipamentos”.

Segundo ela, a regulamentação traz também mais segurança e saúde para a população. “Foi um trabalho árduo, mas valeu a pena; uma conquista que faz nossa profissão crescer e ser valorizada ainda mais”, festeja.

A reitoria, diretoria de Instituto, direção das Unidades da Unipar e as sete coordenações do curso parabenizam todos os profissionais da área da Estética e Cosmética pela conquista.

Redes sociais>