UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 
OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Acadêmico de Direito palestra na Universidade Federal de Uberlândia e na PUCPR

Publicado em: 12/04/2018 às 17:00

Lucas Augusto Gaioski Pagani apresentou seu trabalho intitulado ‘O direito de propriedade e sua função social: uma noção liberal no painel sobre Direito e garantias individuais’

Lucas Pagani em palestra na 1ª Conferência Liberal em Curitiba
Lucas Pagani em palestra na 1ª Conferência Liberal em Curitiba
Lucas Pagani em palestra na 1ª Conferência Liberal em Curitiba
Lucas Pagani em palestra na Universidade Federal de Uberlândia
Lucas Pagani em palestra na Universidade Federal de Uberlândia
Lucas Pagani em palestra na Universidade Federal de Uberlândia
Lucas Pagani em palestra na Universidade Federal de Uberlândia

O acadêmico de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, Lucas Pagani, foi convidado para apresentar estudo na Universidade Federal de Uberlândia, no ‘1º Fórum da Liberdade do Triângulo Mineiro e Alto da Paraíba’ (dias 23 e 24/3).

O evento discutiu ‘Ideias liberais e seu contexto no meio político e social no Brasil atual’. O tema entrelaçou a área de Direito com as de jornalismo, educação, empreendedorismo, liberdade econômica, inovação e o novo mercado das criptomoedas.

Lá, o estudante participou de uma conferência, onde ministrou palestra sobre ‘O direito de propriedade e sua função social: uma noção liberal no painel sobre direito e garantias individuais’, que é tema de um de seus estudos realizados na Unipar.

Este trabalho ele também teve oportunidade de apresentar na ‘1ª Conferência Liberal: Análises Austríacas e Contemporâneas’, que aconteceu em Curitiba, na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (em 29/3). O evento tratou de política, jornalismo, direito e economia, com embasamento nas teorias da Escola Austríaca de Economia.

“Na PUC a tarefa foi árdua”, revela o jovem. “Palestrar ao lado de um jornalista da Jovem Pan e de um professor de processo civil que ganhou o prêmio Jabuti foi um desafio e tanto!”, orgulha-se. 

Mas, segundo ele, as experiências que viveu, nos dois momentos, foram muito importantes: “Elas me ajudaram na desenvoltura de falar em público e, principalmente, me deram a chance de expor as ideias que registrei em artigo desenvolvido na iniciação científica”. 

Ele vai além: “Como palestrante, essas participações trazem uma preocupação com a qualidade do artigo e com o aprendizado do erro; durante as exposições temos que rever e lapidar o nosso trabalho para que fique mais apurado... é necessário que o artigo seja relido e melhorado; ao contrário, não há sentido na pesquisa”.

O convite para palestrar em Uberlândia veio do professor Dennys Garcia Xavier da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e em Curitiba pela Students For Liberty Brazil, entidade da qual é membro.

O conteúdo da palestra é fruto do desenvolvimento de pesquisa do acadêmico sob a supervisão do professor Bruno Smolarek Dias, do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, que é também professor dos cursos de graduação de Direito da Unipar e da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Redes sociais>