Você está aqui: Notícias > Toledo: Brasil vence Sul-Americano de Handbal em Cadeiras de Rodas
Toledo: Brasil vence Sul-Americano de Handbal em Cadeiras de Rodas
Publicado em: 10/09/2010 às 15:20
O campeonato foi disputado pelas seleções do Brasil, Bolívia, Chile e Argentina. Integração entre povos marcou a competição
A Seleção Brasileira de Handball em Cadeiras de Rodas está em clima de festa. A equipe sagrou-se campeã do 2º Encontro Sul-Americano de HCR, realizado na cidade de Almirante Brawn/Argentina. Atletas, estudantes e professores da Universidade Paranaense – UNIPAR integram a delegação brasileira (entre 26 e 29/08).
Além do Brasil, o evento reuniu equipes da Argentina, Bolívia e Chile. O time venceu nas categorias masculino e misto e recebeu medalhas e trófeus. Os jogos mistos foram disputados pelas seleções formadas por jogadores dos quatro países, demonstrando que o esporte pode ser uma ferramenta de integração e fraternidade entre os povos.
Em um gesto de solidariedade, os técnicos Décio Calegari (coordenador do curso de Educação Física da UNIPAR/Toledo), do Brasil, Francisco Valdebenito, do Chile, e Fernando Mihovich, da Argentina, se revezaram nas orientações aos jogadores bolivianos, que vieram para a competição sem técnico. O atleta Dirceu Oliveira, do Brasil, foi o artilheiro da competição.
Os membros das comissões técnicas também realizaram um jogo com cadeira de rodas em clima de alegria e diversão. “A nossa vitória é uma prova de que estamos mais organizados que outras equipes. E mais que vencer, o importante foi o intercambio entre os países’, ressaltou o professor Décio Calegari, um dos responsáveis pela adaptação do handebol para cadeira de rodas.
O professor destaca, ainda, que a participação de quatro países no Sul-Americano é um indicativo de que a modalidade está se fortalecendo. ”Já estamos em contato com uma agência de marketing esportivo, de São Paulo, para viabilizarmos a realização do 1º Campeonato Mundial de HCR, em julho de 2010, no Brasil”.
Para a participação no Sul-americano, a seleção recebeu patrocínio da Unipar, Ministério do Esporte, Unimed/Cianorte e das prefeituras de Toledo, Francisco Beltrão e Cianorte.