UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

Fale conosco

0800 601 4031

NOTÍCIA

Prêmio: Novilhas do projeto Unileite se destacam na Expo Umuarama

Publicado em: 09/04/2018 às 16:00

Ainda repercute o sucesso do maior evento da região; Unipar colaborou e participou do torneio leiteiro

Com o Reitor Carlos Eduardo Garcia, Leonardo, José Filho e Terezinha
Leonardo, Cássio Garcia, José Filho e Terezinha
Leonardo Aguiar e a novinha Rainha
Vacas do projeto Unileite

Duas novilhas do projeto Unileite da Universidade Paranaense foram destaque na Expo Umuarama, que movimentou produtores rurais e empresários da indústria e comércio de várias cidades do Paraná e outros estados.

No julgamento das vacas que competiram no Torneio Leiteiro, evento que incentiva a produção de leite na região e que contou com a participação de 15 vacas selecionadas, a Unipar conquistou excelentes resultados.

Uma de suas novilhas, a Rainha, de 22 meses, conquistou o troféu de primeira colocação. Uma outra, a novilha Xena, de 21 meses, também foi agraciada: ela ficou em 3º lugar. O resultado foi comemorado pela Instituição. Elas fazem parte do plantel do projeto, que reúne exemplares que se sobressaem pela aptidão e capacidade de lactação.

“Consideramos esses resultados como o reconhecimento de um trabalho sério que desenvolvemos no Hospital Veterinário da Unipar”, disse o Reitor, Carlos Eduardo Garcia, ao receber as rosetas (emblemas da premiação), em seu gabinete, das mãos de Leonardo Aguiar, cuidador das novilhas.

O projeto é um investimento que dá suporte a atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária do curso de graduação em Medicina Veterinária e de pós-graduação em cursos da área e afins. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto”, destacou o Reitor.

Participaram da cerimônia na Reitoria os diretores Cássio Garcia (Gestão de Assuntos Comunitários) e José de Oliveira Filho (Gestão da Dinâmica Universitária) e a chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), professora Terezinha Aguiar.

Diretamente, além de servir as disciplinas Bovinocultura de Leite e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, o projeto tem um valor social muito grande, lembra o Reitor, por fornecer leite e queijo para a comunidade interna da Unipar, a preços abaixo dos praticados no mercado.

O Unileite funciona desde 2001. Parte do leite produzido é envasado e outra vai para a minifábrica de laticínios. O dinheiro arrecadado é reaplicado no projeto e, assim, ele se autossustenta.

Redes sociais>