UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

Fale conosco

0800 601 4031

NOTÍCIA

Em Aula Magna, Rodrigo Valle, da Google, fala sobre Competências Profissionais

Publicado em: 06/04/2018 às 16:00

Aula Magna foi transmitida ao vivo para estudantes das outras seis Unidades da Universidade Paranaense

Rodrigo Valle compartilha ferramentas tecnológicas de ensino adotadas pelo Google
Rodrigo Valle compartilha ferramentas tecnológicas de ensino adotadas pelo Google
Rodrigo Valle compartilha ferramentas tecnológicas de ensino adotadas pelo Google
Reitor Carlos Eduardo Garcia abre aula ressaltando importância do tema na qualidade do ensino prestado pela Unipar
Aula Magna reúne professores e estudantes de diversos cursos
Aula Magna reúne professores e estudantes de diversos cursos
Aula Magna reúne professores e estudantes de diversos cursos
Aula Magna reúne professores e estudantes de diversos cursos
Aula Magna reúne professores e estudantes de diversos cursos
Aula Magna reúne professores e estudantes de diversos cursos
Professor Rodrigo Oliva, mestre de cerimônia
Rodrigo Valle (ao centro) com o Reitor Carlos Eduardo e professores

O aluno está mais conectado, mais dinâmico; ele quer mais interatividade, quer que a sala de aula esteja mais alinhada com o dia a dia dele, porque não tem mais paciência de assistir aquela aula expositiva tradicional, em que o professor fala e ele escuta e anota. Com as novas tecnologias educacionais à disposição, isso faz com que ele simplesmente pare de prestar atenção apenas no professor e se interesse por outras coisas.

Esta observação foi feita pelo gerente de Programas Senior do Google for Education na América Latina, Rodrigo Valle, que veio de São Paulo especialmente para ministrar Aula Magna a estudantes da Universidade Paranaense (em 27/3). ‘Competências Profissionais em um Mundo Conectado’ foi o tema proposto por um dos mais importantes representantes do Google no Brasil.

Transmitida ao vivo pela internet para as outras seis Unidades da Universidade, a palestra reuniu no Teatro Unipar, em Umuarama, estudantes e professores de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação e Química Industrial, além de alunos dos cursos da modalidade semipresencial.

O Reitor Carlos Eduardo Garcia abriu o evento, ressaltando a importância do tema na qualidade do ensino prestado pela Instituição. Parceiro da Unipar há mais de seis anos, o Google for Education é uma plataforma do Google que trabalha com escolas e universidades, oferecendo ferramentas para a interação entre ensino presencial e virtual.

Sobre o que o Google tem feito para facilitar essa transição do ensino convencional para um aprendizado mais dinâmico, o palestrante ressaltou que o papel da empresa é escutar, em nível mundial, o professor e o aluno. “Com base nesses depoimentos, desenvolvemos uma série de ferramentas que fomentam a troca de informação, a interatividade entre professor e aluno e entre aluno e aluno, justamente para que a aula expositiva seja substituída por uma aula mais dinâmica”, explica Valle.

Questionado sobre quais as competências essenciais para o profissional que está neste mundo conectado, ele pontuou que, do ponto de vista do Google, o bom profissional de hoje é aquele que não tem medo de desafiar o impossível, que fica estimulado quando vê um grande problema na frente dele e consegue resolvê-lo. “É o profissional que também consegue se comunicar e trabalhar em equipe. Essas são as três características principais. E nessa parceria com a Unipar, vejo que a Instituição trabalha para que o futuro profissional saia daqui apto para atender esses três quesitos”.

A diretora do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências, professora Giani Colauto, afirma que a palestra superou as expectativas, com um número elevado de participantes. “A vinda do Rodrigo Valle foi uma grata surpresa para nós. Ele interagiu com alunos de todas as Unidades usando uma tecnologia que o possibilitou responder as perguntas de forma on-line, o que enriqueceu ainda mais a aula”, ressalta.

E acrescenta: “O palestrante elogiou o nosso trabalho, afirmando que a Unipar está se tornando referência em educação via tecnologia. Isso nos enobrece e prova que nossos professores abraçaram as ferramentas tecnológicas, tornando o aprendizado mais prazeroso e fazendo que com que o aluno se comunica, tanto com o professor quanto com o seu colega, de forma mais interativa”.

Experiências docentes

Antes da palestra, Rodrigo Valle participou de uma mesa-redonda com professores da Unipar, também transmitida pela internet para as outras seis Unidades. ‘Compartilhando experiências docentes utilizando ferramentas tecnológicas Google for Education’ foi o tema central. “O professor tem que enxergar a tecnologia como uma ferramenta que agiliza o processo de ensino, agregando valor à sua experiência, nas trocas de conhecimento”.

Redes sociais>