Recepção acadêmica: Estudantes participam de palestra sobre saúde mental
Publicado em: 28/03/2018 às 17:00
O médico Luiz Alberto Hetem explicou sobre as emoções e como podem contribuir para gêneses de transtornos mentais
Na Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, a chegada dos novos acadêmicos foi celebrada com atividades especiais, no Teatro Unipar. Uma palestra sobre saúde mental, ministrada pelo médico psiquiatra Luiz Alberto Hetem, foi o ponto alto do evento (em 21/3).
Calouros de todos os cursos de graduação da Unidade-Sede participaram, sendo agraciados também com apresentações musicais e teatrais. O tema da palestra foi pensando para acalmar a ansiedade que todo começo desse convívio universitário gera.
Aos mais de 700 alunos da Unipar, Hetem falou sobre emoções e como surgem o transtorno de ansiedade e a depressão na vida do acadêmico. “Essas emoções são absolutamente normais”, enfatizou. “Estamos falando de um momento de transição, em que a pessoa sai de uma fase da vida e inaugura outra e precisa se adaptar, entrar em um novo ritmo”, explicou.
Em sua palestra também frisou que isso vem acompanhado inevitavelmente de ansiedade e que se não for bem administrada, identificada, transformada em sentimento, pode provocar um desgaste até combinar com um desenvolvimento de transtorno de ansiedade. “Não necessariamente isso acontece, mas é um risco”, observou.
Ao finalizar sua fala, deixou um conselho: “A todos vocês que estão ingressando na universidade, preparem-se porque a luta é dura! Não desanimem, enfrentem as suas angústias, as suas dificuldades, confiem que boa parte das emoções mais intensas vai passar e, no fim das contas, vocês verão que vale a pena, pois terão recebido uma formação extraordinária!”.
O evento foi organizado pela PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e aberto pela coordenadora do órgão, professora Giuliana Marson Teixeira. O diretor da Unidade-Sede, professor Luiz Rômulo Alberton, e o Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiaram.
“Estamos muitos felizes por receber esses alunos, essas caras jovens, mas batalhadoras, saindo de um processo muitas vezes de estresse, que é o vestibular, e adentrando no curso superior... O sentimento é de orgulho, de honra... Acima de tudo, o que queremos nesse momento é embutir nesses jovens o espírito de fome de aprendizado, fome de conhecimento, que vai fazer diferença na sua vida futura”, afirma o Reitor.
Segundo ele, qualquer sacrifício feito agora, na graduação, será recompensado: “Quem encara os estudos com dedicação terá uma vida profissional, social e familiar coberta de êxito; é para isso que nós estamos realmente trabalhando: nossos professores, que são pessoas diferenciadas pela forma carinhosa no relacionamento com seus alunos, estão prontos para esta missão”.
A grande questão da recepção acadêmica, de acordo com a professora Giuliana, é mostrar que a Universidade Paranaense tem seu jeito peculiar de receber seus alunos: “Essa recepção é feita com carinho, acolhimento e seriedade, que é justamente a marca da Unipar... é o momento oportuno que temos para mostrar aos nossos acadêmicos que todos vão encontrar na Instituição muito mais do que uma universidade com sistemas pedagógicos”.
As apresentações culturais ficaram a cargo do Pitoresco Grupo de Teatro Unipar e da banda da Igreja Presbiteriana Independente de Umuarama. Além desse encontro, há outras atividades sendo realizadas pelo projeto Recepção Acadêmica.