Você está aqui: Notícias > Arte e talento: Pibia da Unipar realiza seleção de acadêmicos e voluntários para seus grupos
Arte e talento: Pibia da Unipar realiza seleção de acadêmicos e voluntários para seus grupos
Publicado em: 21/03/2018 às 16:00
Programa oferece atividades nas modalidades coral, dança e teatro
Com o objetivo de revelar e valorizar talentos do meio acadêmico, na realização de projetos artístico-culturais, a Universidade Paranaense – Unipar criou o Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística). O programa é coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação e mantido com recursos próprios da Unipar, oferecendo atividades nas modalidades coral, dança e teatro.
O candidato selecionado recebe auxílio financeiro no valor de R$ 100, mensais, para participar de atividades de aprendizagem técnica e de treinamento na área artística de sua opção. Pessoas da comunidade que queiram aprender ou se aprimorar em alguma das modalidades artísticas propostas pela Unipar também podem participar de forma voluntária.
A seleção do Pibia acontece todo início de ano; neste, o palco foi local de muitos dons e talentos expressos pelos candidatos, com números de dança, dramatização e canto. Espontaneidade, criatividade, expressão corporal, técnica vocal, ritmo e afinação vocal foram alguns dos quesitos avaliados. Os testes foram realizados em seis Unidades da Unipar; a banca avaliadora foi composta por profissionais da área artística.
Em Umuarama: Na Unidade-Sede, foram realizados testes para o Coro Unipar, Pitoresco Grupo de Teatro Unipar e Cia Unipar de Dança. A acadêmica do 4º ano de Publicidade e Propaganda, Silvia França, foi um dos selecionados para o coral. “Foi uma experiência engrandecedora. Participei dos testes porque amo cantar, porém tenho muita vergonha de fazer isso em público e sozinha. O canto me traz calma e alegria no dia a dia. E minhas expectativas são nesse sentido, de ter novas experiências, buscar melhorar cada vez mais, conhecer pessoas, cantar e me divertir”.
Em Francisco Beltrão: Os candidatos realizaram testes para modalidade Coral, que faz parte do projeto Musical Tom Maior.
Em Paranavaí: Os testes foram realizados no anfiteatro da Unipar e a banca foi composta pela pedagoga Cristiane Ferreira de Mello, o coordenador cultural de teatro e arte terapeuta Jonatan Aguido e a atriz Karina Lima.
Em Guaíra: O teste foi comandado pelo coordenador do projeto, Anderson Henrique Sevignani. Os acadêmicos realizaram os testes para a modalidade de canto. Além de cantar, eles também tocaram instrumentos, como violão, teclado e violino.
Em Cianorte: Foram realizados testes de dança e expressão corporal. A banca avaliadora foi formada pela coordenadora de projeto artístico Gabriela Veloso Roco, o bailarino do grupo Uper Crew, Rafael Figueiredo Matano, e a dançarina de ballet Tainá Ribeiro.