Unipar na Expo: Apoio da Instituição colaborou para o sucesso do evento
Publicado em: 20/03/2018 às 15:00
Professores e estudantes, ligados a projetos de ação social, comandaram várias atividades educativas
Todos os anos, a Universidade Paranaense participa ativamente do maior evento da região noroeste do Paraná, a Exposição Feira Agropecuária de Umuarama. A Instituição participa das ações educativas na Fazendinha e comanda as ações do encontro Dia da Mulher Trabalhadora Rural. Ao todo, mais de 200 fizeram parte da equipe, entre professores e estudantes.
Foram dez dias de visitações e negócios no evento. Logo no início aconteceu o Dia da Mulher Trabalhadora Rural, com cerca de trezentas agricultoras de vários municípios da região. Elas puderam ouvir palestras que versaram sobre temas técnicos, educativos e de motivação, pautadas pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação. No encontro, a Unipar também ofereceu oficinas de beleza, saúde e culinária, entre outros assuntos.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou. “Em primeiro lugar tenho que parabenizar essas mulheres trabalhadoras rurais por estarem aqui, participando desse momento de aprendizagem e integração... A Unipar tem como missão trabalhar com questões voltadas para mulheres e prestar serviço à comunidade, então fico satisfeito de vê-las tão empolgadas nesse dia especial, porque muitas vezes a mulher deixa de cuidar de si para cuidar da família e hoje aqui o dia é só delas”, afirmou em seu discurso, na abertura do encontro.
“É a primeira vez que venho... Vi como uma oportunidade para sair de casa, viver a vida, aproveitar o dia, porque lá [no sítio] é bem difícil para gente: o trabalho é pesado! A gente nunca tira tempo para gente, mas hoje está sendo uma delícia”, disse a senhora Mercedes de Souza Machado, agricultora de Maria Helena.
No encontro, o curso de Educação Física promoveu atividades recreativas e ajudou nas tarefas de bastidores. Os acadêmicos atuaram na recepção às mulheres e na distribuição de alimentos, além de ministrar oficinas de avaliação corporal, ginástica laboral e ginástica maluca. Mais de 50 fizeram parte da equipe, que contou com a supervisão da coordenadora do curso, professora Silvia Sucupira.
Acadêmicas do curso de Estética e Cosmética realizaram serviços de higienização facial, design de sobrancelha, massagem, análise de pele e orientaram sobre uso de protetor solar. A professora do curso, Elizabeti Massambani, acompanhou o trabalho e também ministrou palestra sobre saúde da mulher e cuidados pessoais.
Farmácia também marcou presença, ensinando como se faz aromatizadores de ambientes e sal anti-hipertensivo e orientou sobre uso racional de medicamentos (todas as produtoras rurais ganharam exemplares dos produtos); e quem passou pelo espaço do curso de Medicina Veterinária pôde aprender sobre fabricação de queijo frescal e iogurte; a oficina da equipe de Nutrição ensinou a fazer queijo com quefir.
Também participaram equipes dos cursos de Odontologia, que realizou exames bucais de prevenção ao câncer; de Enfermagem, que orientou sobre câncer de útero e de mamas, oferecendo o serviço exames de mamas; de Pedagogia, que alertou as mães sobre a importância de brincar com as crianças; de Química Industrial, que promoveu oficina de produtos de limpeza e orientou sobre limpeza de caixa d’água; e de Engenharia Agronômica, que, junto com a equipe do projeto Horto Medicinal, orientou sobre o plantio de espécies condimentares e medicinais e ensinou a confeccionar vasos com garrafa pet que evitam a procriação do mosquito Aedes aegypti.
Fazendinha
A Fazendinha é um espaço educativo de visitação, com aura lúdica, para atrair mais a atenção das crianças. Milhares compareceram para conferir as atividades. Muitos adultos também passaram por lá. As equipes da Unipar atuaram de manhã, à tarde e à noite com muitas atrações.
Igual no ano passado, uma equipe dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Unipar se encarregaram da revitalização da Fazendinha. Eles pintaram e projetaram as divisões do ambiente, que sediou várias oficinas. A parte exterior também ganhou novas cores.
No espaço do curso de Nutrição os acadêmicos fizeram demonstração de como se faz a higienização e a armazenagem de alimentos na geladeira. E no de Enfermagem, a equipe ensinou como lavar corretamente as mãos.
As turmas de Farmácia, do projeto Horto Medicinal, e de Engenharia Agronômica atuaram juntas: elas ensinaram a semear alpiste em vasinhos e também a usar garrafa pet para fazer vasos autoirrigáveis. E a de Estética e Cosmética promoveu oficina de análise de pele e orientou sobre cuidados básicos e uso do protetor solar.
A equipe de Medicina Veterinária levou peças de animais empalhados do Museu de Ciências para atrair a atenção dos visitantes. E também animais vivos, entre eles, porquinhos, perus, gansos, patos e galinhas. A ideia foi simular um ambiente rural, onde as crianças poderiam interagir com os animais. E foi o que aconteceu: muitas fizeram perguntas para os acadêmicos, que respondiam e falavam sobre o respeito aos animais.
Medicina Veterinária
O curso foi um dos que mais colaborou nas atividades. Além das ações no Dia da Mulher Trabalhadora Rural e na Fazendinha, equipes de acadêmicos, supervisionadas por professores, participaram do julgamento do gado de leite, que contou com animais do plantel do projeto Unileite; realizaram exame de ultrassom nas vacas da categoria prenhez positiva; e deram plantão médico veterinário durante todo o período da exposição.
Prêmio: Campeã!
No julgamento das vacas que competiram no Torneio Leiteiro, evento da Expo Umuarama que incentiva a produção de leite na região e que contou com a participação de 15 vacas selecionadas, a Unipar participou com as vacas do projeto do curso de Medicina Veterinária, Unileite, e conquistou excelentes resultados, entre eles, um troféu de primeira colocação. A grande contemplada foi a vaca holandesa Rainha, de 22 meses. A vaca holandesa Xena, de 21 meses, também foi agraciada: ela ficou em 3º lugar.