Você está aqui: Notícias > Mestrado: Professor participa de curso na UFRJ
Mestrado: Professor participa de curso na UFRJ
Publicado em: 09/09/2010 às 13:50
Flávio Augusto Vicente Seixas foi conferir as novidades científicas da área de termodinâmica estatística e dinâmica molecular, trazidas por professores renomados dos Estados Unidos
O professor do mestrado em Biotecnologia Aplicado à Agricultura da Universidade Paranaense – UNIPAR, Flávio Augusto Vicente Seixas, participou na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) de curso ministrado por professores da Universidade de Notre Dame/EUA (entre 25 a 29/7).
Abordando ‘Termodinâmica estatística e dinâmica molecular’, o curso foi realizado na Escola de Estudos Avançados de Termodinâmica Aplicada, do programa de pós-graduação em Engenharia Química da COPPE/UFRJ e teve por objetivo complementar a formação de professores e pesquisadores da área de termodinâmica aplicada, oferecendo uma perspectiva prática da dinâmica molecular.
De acordo com o professor, dinâmica molecular é a denominação comum de uma classe de métodos computacionais que permitem o cálculo de propriedades macroscópicas de sistemas a partir de modelos que descrevem a geometria de suas moléculas e as interações entre elas. Tais métodos auxiliam na compreensão de fenômenos observados experimentalmente e na predição/extrapolação de propriedades em condições de difícil acesso experimental.
“A crescente necessidade de se compreender os efeitos mútuos de fenômenos que acontecem em diferentes escalas vem tornando a dinâmica molecular uma ferramenta de valor cada vez maior nas pesquisas em Engenharia Química, Bioquímica e Biologia Molecular”, explica Flávio. “Entre as suas possíveis aplicações estão o cálculo de propriedades de fluidos, o estudo de equilíbrio de fases, a simulação de processos de transporte em membranas e materiais porosos, o estudo de interações entre biomoléculas e produtos farmacêuticos, além de muitas outras”, completa.
“Os conhecimentos adquiridos durante o curso irão auxiliar no desenvolvimento de meus projetos de pesquisa. Além disso, a capacitação no uso do software de dinâmica molecular durante o evento permitirá sua utilização como ferramenta didática no estudo de macromoléculas biológicas durante as aulas”, ressalta o professor.
Para participação, o professor recebeu ajuda de custo do PIDC (Programa Institucional de Capacitação Docente), da UNIPAR.