Você está aqui: Notícias > Mulher Cidadã: Câmara de Vereadores presta homenagem à vice-reitora
Mulher Cidadã: Câmara de Vereadores presta homenagem à vice-reitora
Publicado em: 16/03/2018 às 17:00
Professora Neiva Pavan Machado Garcia recebeu a honraria da presidente, Maria Ornelas
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Umuarama realiza o prêmio Mulher Cidadã. Cada um dos dez vereadores elege uma representante da sociedade que se destaca pelo trabalho relevante que realiza, para receber a placa de honra.
Entre as homenageadas deste ano (segunda edição do evento) está a vice-reitora da Universidade Paranaense – Unipar, professora Neiva Pavan Machado Garcia. Ela foi indicada pela presidente da Casa de Leis, vereadora Maria Ornelas.
Mais de 200 pessoas compareceram à Câmara de Umuarama para assistir à sessão especial, que ganhou aura elegante e clima acalorado. O reitor Carlos Eduardo Garcia e vários diretores da Unipar foram aplaudir a vice-reitora, que teve também a companhia dos familiares.
Muito emocionada, a professora Neiva, após receber a placa de honra, fez breve discurso de agradecimento. Ela elogiou a iniciativa e defendeu o fim do sectarismo: “Neste momento em que refletimos nosso papel no mundo, duas palavras – feminismo e machismo – têm que ser alijadas do nosso vocabulário e substituídas por humanismo, daí sim faremos um mundo melhor!”.
Neiva Garcia está à frente da Unipar desde o início da década de 1970. Ela e o marido Cândido Garcia foram mentores do projeto que elevou as faculdades implantadas em Umuarama, no início dos anos de 1970, à Universidade Paranaense, atualmente uma as maiores e melhores do Paraná.
“Nesses 45 anos trabalhamos muito, sim, mas sempre tivemos bons colaboradores, por isso divido o mérito dessa honraria com todos”, destacou a primeira reitora da Unipar. Concluindo, acrescentou: “Podemos ainda fazer muito por esta cidade maravilhosa!”.
Maria Ornelas disse que Neiva Garcia é uma pessoa especial e por isso mereceu o prêmio. “Sabemos que os grandes projetos sociais da Unipar são criados ou incentivados por ela; essa verve humanista da vice-reitora foi decisiva para tanta transformação realizada direta ou indiretamente pela Universidade Paranaense na nossa cidade”, justifica a presidente, que também é professora.