UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Mulheres prevalecem no quadro acadêmico e de colaboradores da Unipar

Publicado em: 07/03/2018 às 10:00

Instituição saúda a todas neste Dia Internacional da Mulher e, com vários exemplos de confiança, colabora para derrubar preconceitos

Professora Regina Oliveira, diretora da Unipar: Instituição tem 57% representantes femininas no ensino de graduação

Há quase 160 anos, mulheres que trabalhavam numa indústria de tecidos de Nova Iorque fizeram uma enorme greve. O protesto, que aconteceu no dia 8 de março de 1857, buscava melhorias nas condições de trabalho, salários igualitários entre mulheres e homens, e, também, respeito às mulheres no ambiente de trabalho. A resposta ao protesto foi de extrema violência: as mulheres foram trancafiadas e posteriormente a fábrica foi incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas no evento.

Em homenagem a essas mulheres corajosas foi instituído o Dia Internacional da Mulher. O 8 de março, historicamente importante, representa uma conquista social, econômica e política para todas as mulheres. Porém, mesmo com outras relevantes vitórias, como o direito ao voto, ao divórcio, à educação e ao trabalho fora de casa, a luta continua.

Vivemos um momento em que a mulher está buscando cada vez mais reconhecimento de suas competências. Nas escolas, universidades, empresas e em grandes cargos, podemos ver a importância da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. A conquista pelo respeito e por espaços, onde os homens sempre predominaram, tem sido emponderador e estimulador às meninas e jovens.

A Universidade Paranaense – Unipar reflete essa conjuntura. Seu corpo discente tem mais alunas do que alunos; são 57% representantes femininas no ensino de graduação da Unipar. Na Unidade-Sede, em Umuarama, 1/3 dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil são mulheres; no de Direito (matutino) o número de mulheres é quase o dobro; e os de Engenharia Agronômica e Engenharia Mecânica, a cada ano atraem mais mulheres também, interessadas nessas profissões que sempre foram do reduto masculino. Já em Cascavel, em Biomedicina, as mulheres são cinco vezes mais que os homens.

“Isso demonstra a força da mulher de estar em um ambiente dominado por homens em mesmo nível”, interpreta a diretora da Diretoria Executiva de Gestão do Ensino Superior, professora Regina Oliveira.

Além disso, lembra a diretora, a Unipar dá oportunidades às mulheres que buscam crescer e se destacar no mercado de trabalho. Na equipe de colaboradores da Instituição, 60% são mulheres; considerando só os da área administrativa (excluindo os professores), o número praticamente dobra. Nos cargos de comando elas também são valorizadas: a Instituição tem dez diretoras.

“São estas oportunidades que geram incentivos às mais jovens que buscam uma carreira”, destaca a diretora. Ela diz que os cursos da Unipar respeitam as mulheres, porque não as tratam como diferentes: “Elas são vistas como fortes e capazes, características essas que vão muito além de gênero; aqui também a mulher estudante é acolhida e encorajada em sua carreira profissional, motivada a alcançar o sucesso e superar quaisquer obstáculos que tentem impedi-la”.

Redes sociais>