Você está aqui: Notícias > Cascavel: Teatro Hierofânico interage em evento da APAE
Cascavel: Teatro Hierofânico interage em evento da APAE
Publicado em: 08/09/2010 às 10:45
Muitas pessoas prestigiaram a Mostra Cultural, que teve como objetivo mostrar o talento dos alunos ‘especiais’ de Cascavel e cidades vizinhas e oportunizá-los a interação com a sociedade
Com a peça Reino das águas da vida, a companhia de teatro Hierofânico da Universidade Paranaense – UNIPAR fechou a noite de apresentações da 12ª Mostra Cultural da APAE de Cascavel. O evento aconteceu no Colégio Marista e reuniu professores, pais e alunos das escolas de educação especial da região: Braganey, Corbélia e Capitão Leônidas Marques.
A peça infantil, segundo o coordenador do grupo, professor Leodefane Bispo, foi baseada no conto dos Irmãos Grimm e visa conscientizar para a preservação dos mananciais, rios, água potável e fontes.
A diretora pedagógica da APAE, professora Pedra Mistura, diz que o principal objetivo é a interação social, troca de informações entre escolas das cidades vizinhas e universidades: “Queremos mostrar à sociedade o potencial de nossos alunos. As escolas trabalham o ano todo com projetos de dança, teatro e música e apresentam no palco uma diversidade cultural”.
Durante toda a semana, de 21 a 28/8, a APAE realizou ações para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No cerimonial, palavras emocionaram: “Ser especial é possuir igualdades e não diferença, é saber rir e chorar, é lutar diante dos obstáculos, é superar limites trazendo um sorriso...”.
Na plateia, a professora Sofia de Carvalho, há 30 anos na APAE de Cascavel, assistia entusiasmada: “Esse evento é bom para conscientizar de que nossos alunos, embora com limitações, têm condições de fazer tudo. É também uma forma de melhorar a autoestima e dar-lhes a oportunidade de serem admirados”.
A equipe do PROVE (Programa de Valorização da Educação) da UNIPAR, apoio o evento.