UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Teatro Hierofânico interage em evento da APAE

Publicado em: 08/09/2010 às 10:45

Muitas pessoas prestigiaram a Mostra Cultural, que teve como objetivo mostrar o talento dos alunos ‘especiais’ de Cascavel e cidades vizinhas e oportunizá-los a interação com a sociedade

Companhia Hierofânico encena peça Reino das águas da vida
Companhia Hierofânico encena peça Reino das águas da vida
Companhia Hierofânico encena peça Reino das águas da vida
Companhia Hierofânico encena peça Reino das águas da vida
Público fica maravilhado com as atrações da noite cultural
No palco, alunos da APAE mostram a exclusão da joaninha sem pinta
Alunos da APAE de Cascavel dão show no palco
Alunos da APAE de Cascavel dão show no palco
Mímicos convidam a plateia para participar de dança
Coral mostra entrosamento e alegria

Com a peça Reino das águas da vida, a companhia de teatro Hierofânico da Universidade Paranaense – UNIPAR fechou a noite de apresentações da 12ª Mostra Cultural da APAE de Cascavel. O evento aconteceu no Colégio Marista e reuniu professores, pais e alunos das escolas de educação especial da região: Braganey, Corbélia e Capitão Leônidas Marques.

A peça infantil, segundo o coordenador do grupo, professor Leodefane Bispo, foi baseada no conto dos Irmãos Grimm e visa conscientizar para a preservação dos mananciais, rios, água potável e fontes.

A diretora pedagógica da APAE, professora Pedra Mistura, diz que o principal objetivo é a interação social, troca de informações entre escolas das cidades vizinhas e universidades: “Queremos mostrar à sociedade o potencial de nossos alunos. As escolas trabalham o ano todo com projetos de dança, teatro e música e apresentam no palco uma diversidade cultural”.

Durante toda a semana, de 21 a 28/8, a APAE realizou ações para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No cerimonial, palavras emocionaram: “Ser especial é possuir igualdades e não diferença, é saber rir e chorar, é lutar diante dos obstáculos, é superar limites trazendo um sorriso...”.

Na plateia, a professora Sofia de Carvalho, há 30 anos na APAE de Cascavel, assistia entusiasmada: “Esse evento é bom para conscientizar de que nossos alunos, embora com limitações, têm condições de fazer tudo. É também uma forma de melhorar a autoestima e dar-lhes a oportunidade de serem admirados”.

A equipe do PROVE (Programa de Valorização da Educação) da UNIPAR, apoio o evento.

Redes sociais>