Você está aqui: Notícias > Professores de Ciências Contábeis concluem mestrado na Unioeste
Professores de Ciências Contábeis concluem mestrado na Unioeste
Publicado em: 22/02/2018 às 16:00
Agora, Edileusa Cristina Borçato e José Luiz Borsatto são mestres em Contabilidade
2017 foi um ano de conquista para os professores Edileusa Cristina Borçato e José Luiz Borsatto, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Depois de dois anos de estudos, os dois concluíram o mestrado em Contabilidade, cursado na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em Cascavel.
Borsatto, que é ex-aluno do curso, pesquisou sobre sistemas de controle gerencial como instrumento de poder. “Adotei uma perspectiva integradora de sistemas de controle gerencial, que envolve controles culturais, por exemplo os valores da organização e controles tradicionais voltados para a mensuração de desempenho, como metas, orçamentos e medidas financeiras e não financeiras, e, por fim, uma série de controles administrativos”, explica o novo mestre.
Já o foco da dissertação a colega, que também leciona nas graduações de Administração e Gestão Comercial e em cursos da EaD (Educação a Distância), foi a legitimação social das empresas de capital aberto por meio da divulgação sobre meio ambiente natural no relato integrado.
“Fazer este curso foi de suma importância para minha carreira de docente, me proporcionando conhecer, de forma teórica e prática, novas técnicas de ensino e pesquisa, as quais foram imediatamente implantadas em minhas aulas. O resultado foi excelente, pois percebi que os alunos se envolveram e se tornaram mais ativos no processo de aprendizagem”, avalia a professora Edileusa.
Ela ressalta ainda que seu mestrado também “despertou o interesse de muitos acadêmicos pela busca de novos conhecimentos por meio da pesquisa científica e continuação dos estudos”. “Além de me capacitar como pesquisador e professor, ao longo desses dois anos foi possível desenvolver diversas habilidades profissionais e pessoais”, acrescenta Borsatto, afirmando que está animado quanto ao futuro. “Vou tirar os próximos dois anos para refinar meu inglês e sedimentar melhor minha atuação como professor e pesquisador. Isso vai possibilitar a elaboração do meu projeto de tese para o doutorado”.
“Diante da internacionalização da contabilidade, os professores foram felizes na escolha do mestrado e na definição de suas linhas de pesquisas, pois são assuntos emergentes e de suma importância para as ciências sociais aplicadas, em especial para a contabilidade”, orgulha-se o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana.