Você está aqui: Notícias > Unipar comemora sucesso do primeiro vestibular de Medicina
Unipar comemora sucesso do primeiro vestibular de Medicina
Publicado em: 19/02/2018 às 17:00
Com candidatos de mais de dez estados, além do Paraná, provas foram realizadas no domingo
As 60 vagas do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar foram bem concorridas no primeiro vestibular da graduação realizado no Câmpus-Sede, em Umuarama, no domingo (18). Mais de 700 candidatos se inscreveram, atingindo as metas da Instituição. As provas foram elaboradas pela Fundação Carlos Chagas, que também fará a correção e divulgará a lista dos aprovados no dia 6 do mês que vem. Uma equipe do órgão acompanhou todo o processo.
A Unipar recebeu estudantes dos estados da Bahia, Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além dos paranaenses, que representaram 84% do número de inscritos.
Com um rigoroso esquema de segurança e um plano de trabalho bem coordenado por gestores, professores e funcionários da Unipar, o vestibular foi tranquilo do começo ao fim. Muitos pais acompanhavam os estudantes. A Unipar preparou atividades especiais para recepcioná-los.
Todos foram convidados para fazer um tour pelos laboratórios e, em seguida, para um momento cultural no Teatro Unipar, onde integrantes do Coro Cênico da Instituição fizeram uma apresentação musical calorosa.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia, que acompanhou os trabalhos a tarde toda, deu as boas-vindas. Em seu discurso, procurou enaltecer a missão educativa da Unipar e os motivos que levaram a Instituição a investir no curso de Medicina, que, segundo ele, “já começa bem-sucedido”.
“Trabalhamos para que este sucesso seja concreto; tenham certeza de que sempre a Unipar dá o seu melhor”, sentenciou. Sobre a graduação, disse que a Unipar preza por uma formação sintonizada com o que há de mais moderno no Brasil. “Nosso projeto pedagógico ensina técnica, gestão e humanismo, porque queremos que os médicos saiam daqui bons profissionais no sentido amplo da expressão”, citou.
Depois, a Unipar comprovou mais uma vez sua hospitalidade oferecendo um café de confraternização no pátio das colunas, que foi transformado numa grande sala de estar. A maior parte do tempo, os pais e outros parentes dos vestibulandos ficaram aconchegados nesse espaço.
Na coordenação geral dos trabalhos de bastidores – da recepção e da realização do vestibular – estava a professora Terezinha Aguiar, que é chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), órgão da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Unipar. Vários diretores da Unipar também acompanharam os trabalhos, entre eles, Cássio Garcia, de Assuntos Comunitários, Regina Oliveira, de Ensino Superior, José de Oliveira Filho, de Dinâmica Universitária, Rui de Souza Martins, de Assuntos Financeiros, Adriano Martins, de Extensão Universitária, Rosilamar Garcia, de Gestão de Bens, Juliane Romani, da Unipar/Guaíra, Luiz Rômulo Alberton, da Unipar/Umuarama, e Irineia Baretta, do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde. Todos os coordenadores dos cursos da área da saúde também atuaram, assim como as equipes de comunicação, informática e de laboratórios.
RESULTADO E DATAS DE MATRÍCULA
O resultado do vestibular de Medicina da Unipar sai no dia 06 de março. Dia 07, das 13 às 16h, tem convocação de matrícula em primeira chamada. Dois dias depois, 09/03, às 20h, será publicado no site medicina.unipar.br a segunda chamada; quem estiver na lista fará a matrícula no dia 12, das 13 às 22h. O candidato convocado terá o prazo máximo de 48 horas para se apresentar; do contrário, será convocado o classificado seguinte. Importante: a convocação para matrícula será publicada na página medicina.unipar.br, o que possibilitará a verificação de que a ordem de classificação foi rigorosamente obedecida.