Você está aqui: Notícias > Parceria: Extensão do Cejusc junto ao Sajug beneficia comunidade
Parceria: Extensão do Cejusc junto ao Sajug beneficia comunidade
Publicado em: 25/01/2018 às 16:00
Além de contribuir na resolução dos conflitos, a parceria fortalece o conhecimento dos acadêmicos
O projeto Sajug (Serviço de Atendimento Judiciário Gratuito) do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, conta com uma extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Toledo. A medida beneficia a comunidade e fortalece o conhecimento dos acadêmicos.
“A parceria com o Cejusc tem se revelado de grande satisfação para com todos os envolvidos”, destaca o coordenador do Sajug, professor Orlei Nestor Baierle. “Após a triagem feita pelo Sajug são encaminhadas ao Cejusc as situações em que se vislumbra a possibilidade de conciliação e, em inúmeras vezes, até de reencontro, por assim dizer, pessoal entre as partes envolvidas”, informa.
Na avaliação de Baierle, esse trabalho de conciliação gera bem-estar a todos os envolvidos, inclusive aos mediadores. “Também transmite a sensação de dever cumprido no sentido daquilo que é melhor do ponto de vista da paz social”, acredita. Ele salienta, também, outro fator importante: “Não podemos esquecer que ao nos utilizamos do Cejusc estamos evitando uma nova demanda judicial, aliviando, por este viés, as já tão atribuladas atividades”.
Para o coordenador do Cejus da Comarca de Toledo, juiz Rodrigo Rodrigues Dias, a extensão na Unipar do CEJUSC tem enorme relevância social. Ele pontua que há uma equipe de professores e alunos mediadores comprometidos em atender a população, com a filosofia da autocomposição.
“O Cejusc dentro da universidade permite que os atendidos recebam a prestação jurisdicional ali mesmo, sendo o resultado da sessão de mediação, quando há acordo, seja de lá mesmo homologado pelos juízes coordenadores do Cejusc, tendo a mesma validade”, relata.
O juiz acrescenta que a comunidade é integralmente atendida e tem a rápida e eficiente solução de seu conflito, sob a égide de um método que se propõe ao empoderamento, responsabilização, empatia e desenvolvimento de repertório de vida em sociedade. “Essa parceria permite o exercício dos métodos autocompositivos pelos estudantes, disseminando, no meio dos futuros operadores do Direito, a cultura de paz”, arremata.