Você está aqui: Notícias > Curso de Odontologia é precursor no uso de metodologias ativas
Curso de Odontologia é precursor no uso de metodologias ativas
Publicado em: 16/01/2018 às 16:00
Aliar ensino e tecnologia é a meta; professores recebem capacitação para atuar com as ferramentas do Google for Education
A Universidade Paranaense – Unipar constrói, dia após dia, sua trajetória de sucesso. São 45 anos de tradição no ensino, inovando e acreditando sempre. À frente em seu projeto pedagógico, há mais de um ano deu largada ao uso de princípios metodológicos no ensino, pautados na dialética, na interação com a tecnologia.
A ideia é intercalar as aulas em sala e laboratórios com o ensino, por meio de metodologias ativas, suportadas pelas ferramentas do Google for Education. Essa é uma mudança de filosofia no ensino, que visa maior interação e participação do aluno e a Unipar, por vislumbrar melhores possibilidades de aprendizagem, tendo em vista uma era em que o aluno está mais conectado.
O precursor do uso da nova tecnologia foi o curso de Odontologia, mas já ganha proporção em outras áreas do conhecimento. Em primeira instância, o curso foi escolhido por estar consolidado em sua metodologia tradicional de ensino, pela necessidade de desenvolver competências teóricas e habilidades técnicas e, ainda, por estar presente em três Unidades Universitárias da Unipar - Umuarama, Cascavel e Francisco Beltrão.
Segundo o coordenador do curso de Odontologia em Cascavel, professor Laerte Bremm, esse projeto piloto foi um excelente desafio para evidenciar a eficiência das ferramentas Google e metodologias ativas de ensino: “Os avanços da ciência no mundo moderno e as particularidades das novas gerações, que desejam abordagens mais modernas, rápidas e significativas exigem a implementação de novos recursos tecnológicos e novas metodologias, para atender às ansiedades dessa nova geração”, afirma.
E acrescenta. “Dentro desse aspecto, as metodologias ativas significam uma importante ferramenta de aprendizado, que fazem com que o aluno aproveite melhor seus desempenhos, habilidades e competências e que saia melhor formado para o mercado de trabalho”.
Segundo pesquisa acadêmica, quanto ao uso de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, realizada sem identificação do alunado, resultados tabulados demonstram satisfação. Algumas das respostas foram do tipo: “Google Classroom é prático e fácil, deveria ser usada nos próximos anos”. E ainda: “Poderíamos usar os formulários mais vezes, pois ajudam muito a fixar a matéria”.
Outro elogio: “As ferramentas são muito eficientes e facilitam muito a vida dos alunos, por permitirem não só a realização das tarefas num curto espaço de tempo, mas também nos alertam sobre as tarefas pendentes para que possamos realizá-las no prazo estipulado, além da facilidade e simplicidade que encontramos quanto ao acesso da ferramenta”.