Você está aqui: Notícias > Avaliação MEC: Odontologia da Unipar está entre os melhores cursos do país
Avaliação MEC: Odontologia da Unipar está entre os melhores cursos do país
Publicado em: 27/12/2017 às 13:35
Indicadores de qualidade do ensino superior derivam do desempenho no Enade dos alunos concluintes
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do MEC (Ministério da Educação) divulgou recentemente a lista de cursos de Odontologia do Brasil considerados excelentes e os insuficientes, do ciclo de avaliação de 2016. Com conceito 4, o curso de Odontologia da Unipar está entre os melhores (o conceito máximo é 5).
O embasamento de classificação é o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que reúne três dimensões da qualidade da formação dos futuros dentistas: desempenho dos estudantes na nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), número de professores com a titulação de mestres e doutores e condições oferecidas para o desenvolvimento da formação, que inclui organização didático-pedagógica e infraestrutura.
Os cursos apontados como os melhores atingiram nota entre as faixas 4 e 5 e os piores, abaixo de 3. Há dois meses, a Universidade Paranaense comemorava com o curso de Odontologia a divulgação do resultado do CPC faixa igual a 4 e, agora, aparece em nova publicação do Inep, na lista dos melhores.
Para o coordenador da graduação em Cascavel, professor Laerte Bremm, a notícia deixa a todos muito orgulhosos pelo desempenho apresentado pelo curso e os referenciais de qualidade postulados pelo MEC, que são CPC, Enade e IDD. “Estamos felizes, mas não surpresos, porque temos ciência de que há quase 20 anos investimos em práticas pedagógicas modernas, em infraestrutura e no corpo docente, de forma a oferecer um ensino realmente qualificado. Temos a comprovação de que nosso impacto na sociedade faz com que as pessoas melhorem sua qualidade de vida, possam sorrir saudáveis e satisfeitas com o exercício profissional de nossos egressos”, argumenta.
Professores e acadêmicos de Odontologia da Unidade da Unipar em Umuarama também estão eufóricos. A coordenadora, professora Cintia Araújo, cita o corpo docente como um dos diferenciais: “É extremamente qualificado, composto em sua maioria por mestres e doutores, arrojado, coeso e identificado com o curso e que, conjuntamente, busca manter o padrão de qualidade de ensino, marca registrada da Unipar”. Ela também destaca o fato de o curso inserir o aluno nas atividades práticas desde o primeiro ano, o que permite fazê-lo entrar em contato com a profissão o quanto antes para que se forme um profissional melhor: “Isso refletiu claramente na nossa nota e ainda temos que considerar o investimento em tecnologias para o ensino, tornando ainda mais interessante a formação”.
O contentamento também transborda na Unidade da Unipar em Francisco Beltrão. Lá, a notícia acirrou os ânimos dos professores e acadêmicos de Odontologia. “Nosso curso se sobressaiu em qualidade do corpo docente, estrutura física e principalmente nas parcerias que temos com o SUS, hospitais privados e públicos e demais entidades locais, fortalecendo o processo ensino-serviço-comunidade, que é uma das maiores exigências do MEC”, informa o coordenador, professor Fabrício Paganini, ratificando que a notícia foi recebida com muita alegria. Segundo ele, “o destaque foi que conseguimos uma nota 4 no ENADE, sendo a primeira turma formada pelo curso em Francisco Beltrão, e com a nossa pontuação estar figurando entre os 25 melhores cursos do Brasil, dentre aproximados 280”.
Vestibular – 2ª chance!
Quem deseja fazer Odontologia na Unipar ainda tem chance. Estão abertas as inscrições para o vestibular Módulo II da Unipar, que se propõe a preencher vagas remanescentes. São poucas, mas há. E a novidade para o ano que vem é a opção de período noturno, além do integral. A classificação se dará pelos pontos obtidos na prova de redação que o candidato fará em 23 de janeiro. O prazo para a inscrição segue até o dia 18/01.
Saiba mais: acesse vestibular.unipar.br